Por séculos, cristãos prestaram homenagens ao sagrado Sudário de Turim, localizado na cidade de Turim, na Itália, e que teria sido colocado sobre o corpo de Jesus. No entanto, um novo estudo contraria a crença popular.
Cícero Moraes, designer e pesquisador 3D brasileiro e especialista em reconstrução de rostos históricos, afirma que o sudário é uma representação artística, não sendo mais do que uma obra da arte cristã.
O linho que envolve a crença popular mede 4,4 metros por 1,1 metros e é uma das relíquias religiosas mais conhecidas no mundo.
No entanto, segundo a descoberta de Cícero Moraes, o artefato, adornado com o rosto de um homem, não foi usado para cobrir a crucificação de Jesus, há cerca de 2.000 anos.
À CNN, o especialista explicou a tecnologia usada para provar cientificamente o contrário do que se imaginava até então. Ele criou dois modelos digitais: um corpo humano em 3D e uma representação em baixo relevo da forma humana.
Tecnologias de simulação 3D foram utilizadas para recobrir digitalmente os dois corpos, antes de confrontar o modelo virtual com as fotografias do Sudário feitas em 1931 — uma espécie de confronto forense de ‘encaixe’.
Através desse experimento digital de vestimenta, Moraes constatou que a reconstrução em baixo-relevo coincidia perfeitamente com as imagens, enquanto a versão em 3D não se ajustava adequadamente ao formato.
“As pessoas imaginam que a fonte, a matriz do Sudário de Turim é um corpo humano. Só que, se você pegar um corpo humano e pousar um tecido sobre ele, e foi o que eu fiz digitalmente, as marcas deixadas por esse corpo, se tiver com sangue ou com algum outro fluido, não vai ser compatível com o corpo em vida”, iniciou ele.

Cícero Moraes explicou sua afirmação: “Quando você posiciona um elemento bidimensional, como um tecido, sobre um corpo e depois o retira, o padrão de manchas formado não corresponde exatamente ao formato original do corpo. Ele sofre distorções e tende a parecer mais robusto que o corpo real”.
A teoria de Moraes é de que o Sudário não seria o autêntico pano que envolveu Jesus, mas sim que sua imagem foi produzida a partir de um molde em baixo-relevo. “Por outro lado, se você usar um baixo-relevo — como uma escultura em madeira, metal ou outro material —, aplicar um fluido pigmentado sobre ele e pressionar um tecido por cima, a imagem resultante vai ser muito parecida com a original”.
“Portanto, o que demonstrei foi que a matriz responsável pela imagem no Sudário de Turim é, muito provavelmente, um baixo-relevo, e não um corpo humano, já que a imagem de um corpo real ficaria visivelmente deformada”, concluiu Cícero.
Embora existam afirmações de que a relíquia antiga não seja o que os cristãos imaginam, muitos continuam acreditando que o Sudário de Turim é, de fato, o manto que envolveu Jesus.
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