O Grande Debate: Governo pode culpar oposição por diálogo travado com EUA?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta segunda-feira (11), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o governo pode culpar a oposição pelo diálogo travado com os Estados Unidos.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que a reunião que teria com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi desmarcada. À Globonews, Haddad atribuiu o cancelamento à articulação da extrema direita no país.

Para Cardozo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro tem responsabilidade pela relação difícil entre Brasil e EUA.

“Não se trata do governo culpar, se trata de dar credibilidade às palavras do próprio Eduardo Bolsonaro. Ou ele mentiu, ou ele articulou para que nada acontecesse do ponto de vista diplomático”, disse.

“A ideia da extrema direita é impedir o diálogo entre Brasil e EUA para que nós possamos dialogar sobre as sanções que foram aplicadas e tentar, na negociação econômica, reverter. A soberania do Brasil não se discute nem depende do governo as decisões do Judiciário”, opinou.

Coppolla avalia que o governo tenta terceirizar uma responsabilidade que é dele.

“Esse comportamento do ministro petista Fernando Haddad pode ser sintetizado naquela máxima do filósofo americano Homer Simpson: a culpa é minha e eu ponho ela em quem eu quiser. Aliás, terceirizar as suas próprias responsabilidades, construir narrativas, inventar desculpas esfarrapadas tem sido uma constante no governo Lula”, defendeu.

“Haddad põe a culpa da resposta americana à política externa do governo Lula no Eduardo Bolsonaro e sua suposta influência na Casa Branca”, continuou.

Luciano detalha como Zezé Di Camargo o ensinou a cantar

O cantor Luciano Camargo, 52, contou como seu irmão e parceiro Zezé Di Camargo, 62, o ensinou a cantar e quem foi sua maior...

Feng shui no quarto: dicas para renovar a energia deste ambiente

De todos os cômodos, o quarto é o espaço mais íntimo da casa. É o cenário onde cada dia começa e termina, uma representação...

Once Caldas x Huracán: horário e onde assistir ao jogo da Sul-Americana

Once Caldas e Huracán entram em campo nesta terça-feira (12), às 19h (de Brasília), em confronto válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O...