Operação mira rede que fraudava Uber com perfis criados por IA no Rio

A DDEF (Delegacia de Defraudações) desencadeou, nesta quarta-feira (13), a Operação Rota Falsa, com o objetivo de desarticular uma sofisticada rede criminosa responsável por aplicar golpes contra a plataforma Uber.

Cinco mandados de busca e apreensão foram expedidos contra os integrantes do esquema, que provocou prejuízos expressivos à empresa de tecnologia.

Segundo a Polícia Civil, o grupo explorava uma vulnerabilidade no sistema de pagamentos via PIX da Uber. Utilizando contas falsas, criadas por uso de inteligência artificial, tanto para motoristas quanto para usuários, os criminosos simulavam corridas com várias paradas, inflando o valor final da viagem.

Ao fim do trajeto, a Uber repassava ao motorista o valor integral, incluindo as paradas extras. Contudo, o pagamento adicional não era quitado pelo falso usuário, que abandonava a conta, deixando a dívida para a plataforma.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados, além de reforçar os mecanismos de segurança contra fraudes digitais.

(Reportagem em atualização)

Lula chega na Malásia onde pode se reunir com Trump no fim de semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Kuala Lumpur, capital da Malásia, nesta sexta-feira (24) para participar da cúpula da Asean...

Apagão atinge São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista

Um apagão atingiu as cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista, na noite desta quinta-feira (23). Moradores relataram a queda...

Polícia faz operação contra plano do PCC para executar autoridades em SP

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) e a Polícia Civil realizam, na manhã desta sexta-feira (24), uma operação que mira planos do PCC...