O novo reforço recorde do Brentford, Dango Ouattara, marcou apenas 12 minutos após sua estreia, garantindo a vitória por 1 a 0 sobre o Aston Villa no sábado (23) e garantindo os primeiros pontos da equipe na temporada da Premier League sob o comando do técnico Keith Andrews.
O atacante de 23 anos, natural de Burkina Faso, chegou ao clube vindo do Bournemouth há uma semana por cerca de 42 milhões de libras (R$ 307 milhões) e teve um início dos sonhos, aproveitando o rebote de uma finalização inicial defendida pelo goleiro Emiliano Martinez.
Igor Thiago havia lhe dado assistência ao lançar a bola com um toque que abriu a defesa adversária.
A vitória manteve o recorde do Brentford de nunca ter perdido seu primeiro jogo em casa de uma temporada na primeira divisão em 10 campanhas, oferecendo um motivo de celebração aos torcedores após a perda de peças importantes na pré-temporada.
O clube vendeu o artilheiro Bryan Mbeumo para o Manchester United e viu o ex-capitão Christian Norgaard se transferir para o Arsenal. A equipe havia sido derrotada por 3 a 1 pelo Nottingham Forest na estreia.
“Diria que o sentimento predominante é orgulho”, afirmou Andrews, promovido de dentro do clube para substituir Thomas Frank, agora no Tottenham. “O gol dele vai chamar atenção, mas para mim o mais importante foi a forma altruísta como ele jogou pelo time. Sei que ele será um grande jogador para este clube.”
O Brentford poderia ter ido para o intervalo com vantagem de 2 a 0, mas um chute de Mikkel Damsgaard aos 43 minutos, que bateu na trave, foi anulado pelo árbitro Tony Harrington por falta do capitão Nathan Collins sobre Martinez. A revisão do VAR confirmou que Collins “desafiou o goleiro de forma descuidada”.
O Aston Villa, que soma apenas um ponto em duas partidas após o empate em 0 a 0 com o Newcastle na abertura, criou mais chances que na semana anterior, mas não conseguiu superar a defesa firme do Brentford. Um chute de Youri Tielemans bateu na cabeça de Kevin Schade aos 30 minutos, enquanto o goleiro Caoimhin Kelleher, que teve atuação tranquila, defendeu o primeiro chute a gol do Villa dois minutos depois.
O atacante inglês Ollie Watkins, ex-jogador do Brentford, teve uma tarde difícil e não conseguiu marcar, mantendo a equipe de Andrews com a primeira partida sem sofrer gols contra o Villa na Premier League.
“Nos primeiros 20 minutos não jogamos com a intensidade necessária”, disse o técnico do Villa, Unai Emery. “Fiquei frustrado porque começamos a perder bolas fáceis e não vencemos duelos defensivos como normalmente fazemos.”
O ex-capitão do Liverpool, Jordan Henderson, 35, fez sua primeira partida como titular na Premier League desde maio de 2023 e sua estreia pelo Brentford, com o técnico da Inglaterra, Thomas Tuchel, presente no estádio.
Henderson foi substituído aos 69 minutos sob aplausos da torcida, e Ouattara deixou o campo aos 85 minutos, enquanto o Brentford se fechava defensivamente.
O atacante Yoane Wissa estava indisponível para a partida, buscando transferência, com Andrews ressaltando que o clube era a prioridade. A atuação de Ouattara reforçou a ideia de que o Brentford encontrou um substituto à altura.
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Ed Osmond e Andrew Heavens)