Ouro fecha em alta após payroll fraco retomar aposta em corte do Fed

O contrato mais líquido do ouro fechou em alta superior a 1% nesta sexta-feira (1º) e quebrou o movimento de baixa registrado nas duas últimas sessões.

O metal dourado foi impulsionado pela forte queda dos juros dos Treasuries e do dólar, após o relatório de emprego (payroll) de julho dos Estados Unidos mostrar criação de empregos aquém do esperado e grandes revisões de queda nos números de maio e junho.

O ouro com vencimento em outubro encerrou em alta de 1,57%, a US$ 3.373,20 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex). Na semana, o metal avançou 1,13%.

Para o ING, o fraco payroll mostra o mercado de trabalho americano perdeu força ainda mais cedo do que se pensava e intensificará a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afrouxe a política monetária, o que deve beneficiar o ouro.

De acordo com a ferramenta de monitoramento do CME Group, as chances de o BC norte-americano reduzir os juros em setembro eram de 82,8%, enquanto um corte acumulado de 75 pontos-base (pb) até dezembro era visto como o cenário mais provável.

Antes do dado, o mercado vinha apostando em manutenção da taxa básica naquele mês.

Segundo o Commerzbank, os preços do metal dourado podem avançar ainda mais, caso os próximos dados econômicos dos EUA sejam fracos. “Continuamos a ver potencial de alta no médio prazo para o ouro”, avalia.

O banco alemão ainda menciona que o Conselho Mundial do Ouro publicou o avanço da demanda por ouro no segundo trimestre de 2025, o que reflete o aumento da demanda por ouro como um porto seguro.

Na noite da quinta-feira (31), Trump também assinou uma ordem executiva que impõe tarifas de importação sobre produtos de 69 parceiros comerciais, com alíquotas entre 10% e 41%. Preocupações com a política comercial americana fizeram os preços do ouro subirem, anteriormente.

Quais são as melhores opções para investir em 2025?

*Com informações da Dow Jones Newswires

Mega-Sena 2896: sorteio deste sábado (2) pode pagar R$ 85 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado (2) o concurso 2896 da Mega-Sena. Sem vencedores na quinta-feira (31), a loteria acumulou o prêmio total e...

Botafogo-SP x América-MG: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Botafogo-SP e América-MG se enfrentam neste sábado (2), às 18h30 (horário de Brasília), em jogo válido pela 20ª rodada da Série B do Campeonato...

Novorizontino x Avaí: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Novorizontino e Avaí se enfrentam neste sábado (2), às 16h (horário de Brasília), em confronto válido pela 20ª rodada da Série B do Campeonato...