PF diz que Bolsonaro articulou formas de salvar mandato de Eduardo

Em relatório divulgado nesta quinta-feira (21), a PF (Polícia Federal) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) articulou formas de manter o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde fevereiro.

Com o fim da licença parlamentar de 120 dias, Eduardo Bolsonaro pode perder seu mandato ao acumular faltas não justificadas na Câmara dos Deputados.

Segundo a PF, mensagens trocadas entre Bolsonaro e o filho, em 2 de junho de 2025, indicam um conteúdo recebido pelo ex-presidente de um interlocutor e, depois, enviado para o parlamentar. O relatório indica que o interlocutor teria conversado com uma fonte do governo de São Paulo.

A mensagem diz que a Constituição e o Regimento da Câmara permitem uma nova licença, desde que ela seja para uma “missão temporária de interesse público – o que pode incluir uma atuação diplomática vinculada ao governo estadual, se bem justificada.”

Segundo a mensagem encaminhada, o “caminho” seria por uma nomeação do governador de São Paulo, como mostrou a CNN. A estratégia declararia o “caráter institucional e estratégico da missão”. Dessa forma, Eduardo poderia continuar atuando nos Estados Unidos, mantendo o mandato de deputado federal.

O texto é encaminhado pelo ex-presidente com a mensagem: “Sugestão”.

Em outro ponto do relatório, Jair Bolsonaro encaminha um print de uma publicação sobre a continuidade do mandato de Eduardo ao assessor do deputado, Carlos Eduardo Guimarães.

O print é seguido de uma mensagem do ex-presidente: “Corre atrás”. Ele também encaminha um áudio ao assessor:

“Hoje eu mandei acima uma matéria aí sobre a possibilidade dele recuperar o mandato dele e ficar fora do Brasil. Vê aí, que já que você conhece muita gente aí, dessa possibilidade, tá ok? Daí resolve o problema de vocês aí. Valeu.”

Segundo a PF, no dia 5 de junho, Bolsonaro encaminha para o deputado Eduardo Bolsonaro, e para cerca de 47 deputados federais, uma mensagem solicitando apoio para um projeto que pretende modificar o Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

O objetivo da proposta é permitir que parlamentares exerçam seus cargos no exterior, sem que percam os mandatos. O projeto é do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

No dia 1º de julho, segundo a Polícia Federal, Bolsonaro enviou outro áudio para Carlos Eduardo: “Me acha no regimento de vocês aí a licença por até quatro meses. Tira uma fotografia e manda pra mim. Eu quero preparar aqui, botar uma vírgula, para poder ser prorrogado por mais um período. Tá ok?”

Bolsonaro manda uma imagem do regimento interno da Câmara acompanhada de um áudio: “(…) Letra tá muito pequena aqui. Onde tá escrito ‘licença será concedida por tantos meses’? Eu quero botar uma vírgula ‘podendo ser prorrogados por mais tanto’. Onde é que tá isso aí?”

Mais para frente, Carlos Eduardo encaminha uma sugestão a ser adicionada ao artigo 235 do regimento interno.

Segundo a PF, em seguida, Bolsonaro envia um áudio em que afirma: “Falei com o Sóstenes. Você pode entrar em contato com o gabinete dele. Ele falou que ia correr atrás. Correndo atrás, vocês se viram aí pra colher assinatura vocês. Tá ok?”.

O ex-presidente se refere ao deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara.

Segundo a PF, “diálogos armazenados no material analisado demonstram que o Projeto de Resolução 53/202559 foi protocolado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante na casa legislativa, após Jair Bolsonaro enviar, no dia 01 de julho de 2025, uma captura de tela do Regimento Interno da Câmara dos Deputados e um áudio para o parlamentar. A imagem destaca o trecho que trata das formas de obtenção da licença de interesse particular”.

No áudio, Bolsonaro diz: “Sóstenes, abusando da tua boa vontade aí… vê se a gente pode nesse dispositivo aí do regimento interno, prorrogando por igual período, mais quatro meses. Vê se é possível aí. Ou seja, um projeto de resolução”.

Em seguida, a PF diz que o deputado encaminhou o projeto com a mensagem: “Protocolado”.

Fez o concurso do Detran do Acre? Veja resultado preliminar das investigações criminal e social

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), tornou público, nesta sexta-feira,...

Shot matinal de limão pode prejudicar os dentes. Saiba como consumir

O shot matinal de limão tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente por ser visto como um reforço para a saúde e o sistema...

Por que algumas carnes processadas não devem ser grelhadas

Muitos consumidores hoje em dia prestam mais atenção à origem da carne que compram em supermercados, mas alguns não sabem que as carnes processadas...