Ícone do site O SERINGAL

Presidente da Apex cobra Tarcísio a “escolher lado” em tarifaço

presidente-da-apex-cobra-tarcisio-a-“escolher-lado”-em-tarifaco

Presidente da Apex cobra Tarcísio a “escolher lado” em tarifaço

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, afirmou, nesta quarta-feira (6/8), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve escolher um lado no caso do tarifaço. A partir de hoje, boa parte das exportações brasileiras serão sobretaxadas em 50% para entrar nos Estados Unidos.

“Não tem muro para o governador Tarcísio [de Freitas]. Ele tem de estar de um lado. Ou ele vai ficar do lado dos aliados dele que estão fazendo as sanções, ou ele vai ter que vir para o lado do Brasil”, declarou o presidente da Apex.

Leia também

Segundo Viana, 70% dos bens exportados pelo Brasil aos Estados Unidos saem da Região Sudeste. Desses, 30% são vendidos apenas pelo estado de São Paulo, que deve ser o mais afetado pelo tarifaço do presidente Donald Trump.

O presidente da Apex reforçou que, caso não defenda a soberania nacional e as empresas brasileiras, Tarcísio “vai trabalhar contra São Paulo”. “O estado mais prejudicado com as sanções é São Paulo e o governador Tarcísio sabe disso”, disse Viana.

O tarifaço de Donald Trump

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o plano de contingência contra o tarifaço será enviado ao presidente Lula (PT) ainda hoje. De acordo com ele, a proposta está finalizada e aguarda o aval do petista.

Haddad avaliou que, provavelmente, o plano será feito em formato de medida provisória. Isso porque uma MP tem efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso Nacional, mas depende de aprovação para virar lei.

O anúncio do pacote, no entanto, cabe ao presidente Lula.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile