Putin tem menos a perder na reunião com Trump, diz especialista

Em uma análise sobre o encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump, especialistas apontam diferenças significativas nas abordagens e objetivos dos dois líderes. Putin, com sua experiência de 25 anos no comando da Rússia, demonstra ter vantagens estratégicas significativas nessa possível negociação.

Carlos Gustavo Poggio, professor de Ciência Política do Berea College, destacou, durante o WW, que Putin tem uma perspectiva de longo prazo e praticamente nada a perder nesse encontro. O histórico de ações do líder russo na Chechênia, Geórgia, Crimeia e Ucrânia sugere um planejamento mais amplo e calculado.

Enquanto Putin busca a expansão do Estado russo e tem como meta declarada por seus aliados o fim da Ucrânia como Estado soberano, Trump demonstra uma visão mais imediatista. O norte-americano prioriza um possível cessar-fogo e resultados que possam ser rapidamente anunciados em suas redes sociais.

A análise revela que Trump poderia comparecer ao encontro sem o apoio tradicional de especialistas em relações com a Rússia, que historicamente assessoram o governo americano. Além disso, sua motivação inclui ambições pessoais, como o desejo de conquistar o Prêmio Nobel da Paz.

Putin pode ainda utilizar uma estratégia já conhecida de ganhar tempo através de negociações para fortalecer suas posições. Especialistas indicam que um eventual cessar-fogo não significaria o fim do conflito, que só terminará quando a Rússia atingir seus objetivos estratégicos mais amplos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Filho de Faustão fala sobre saúde do pai: “Melhor do que o esperado”

João Silva comentou sobre o estado de saúde do pai, Faustão Silva, durante a festa de 30 anos da atriz Bruna Marquezine, realizada nessa...

Líderes europeus pedem negociações entre Trump e Zelensky

Líderes europeus emitiram uma declaração conjunta após as conversas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca,...

Se reunião com Zelensky correr bem uma com Putin pode ser feita, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (16) que, após a cúpula no Alasca com seu colega russo, Vladimir Putin, o...