Relembre encontros entre Trump e Putin antes de reunião no Alasca

Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem se empenhado em melhorar as relações com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em comentários públicos, Trump oscila entre elogios e críticas ao líder russo. Em meio à pressão internacional para o fim da Guerra na Ucrânia, os chefes de Estado vão se encontrar na próxima sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca.

A Casa Branca informou nesta semana que a reunião será um “exercício de escuta”, moderando expectativas para um cessar-fogo no leste europeu. Além do encontro programado para esta semana, os líderes já se encontraram outras seis vezes durante o primeiro mandato de Trump. Veja a seguir:

7 de julho de 2017

O primeiro aperto de mãos entre os líderes aconteceu em julho de 2017 em Hamburgo, na Alemanha. De acordo com a Casa Branca, o acordo tinha como objetivo fomentar a cooperação em algumas áreas com o Kremlin em assuntos como Coreia do Norte, Estado Islâmico e Guerra na Síria.

A reunião durou mais de duas horas em meio à pressão pública sobre a suposta interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

11 de novembro de 2017

No mesmo ano, os dois chefes de Estado se encontraram novamente na Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em Da Nang, no Vietnã. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, havia dito que a península da Coreia seria um dos assuntos debatidos entre Trump e Putin.

16 de julho de 2018

Trump e Putin se reuniram após a Copa de 2018 em Helsinki, capital da Finlândia, na primeira cúpula bilateral entre as duas grandes potências. Na ocasião, Trump afirmou que o relacionamento dos EUA com a Rússia tinha melhorado significativamente, enquanto Putin voltou a rebater acusações de que Moscou teria tentado interferir nas eleições presidenciais dos EUA em 2016.

 

11 de novembro de 2018

Os líderes se encontraram conversaram brevemente em Paris, capital da França, para celebrar o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial. Detalhes do encontro não foram divulgados pela Casa Branca ou pelo Kremlin. No entanto, Putin enfatizou a imprensa russa que teve uma “boa conversa” com o líder americano.

Na ocasião, os chefes de Estado participaram de um jantar no Palácio do Eliseu junto com outros líderes mundiais.

30 de novembro de 2018

Trump e Putin tinham um encontro marcado para 1º de dezembro em Buenos Aires, durante a Cúpula do G20. No entanto, em 30 de novembro do mesmo ano, o líder americano anunciou que havia suspendido o encontro em resposta à captura russa de três navios da Ucrânia no Mar Negro.

Ainda sim, os líderes conversaram em particular durante um jantar realizado para líderes mundiais na capital argentina.

28 de junho de 2019

Na Cúpula do G-20, em Osaka, no Japão, Trump e Putin voltaram a se encontrar em uma nova reunião bilateral. Os líderes conversaram sobre desarmamento, protecionismo e comércio.

Além disso, o líder americano voltou a elogiar o relacionamento com o mandatário russo, afirmando que “coisas positivas” sairiam do relacionamento entre eles. Neste encontro, Trump brincou com Putin pedindo para que ele não interferisse novamente nas eleições.

Zelensky encontra premiê britânico antes de conversa entre Trump e Putin

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viaja a Londres para se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na quinta-feira (134), para fazer um balanço...

Uber lança selo de verificação no aplicativo; veja como obter

A Uber anunciou a implementação de um novo processo de verificação para os usuários da plataforma no país. O Brasil é o segundo mercado...

Viih Tube descarta mais filhos após cirurgia de Eliezer

Viih Tube revelou, nesta quarta-feira (13/8), que não pretende aumentar a família. Ao lado de Eliezer, a influenciadora tem dois filhos: Luca, de 2...