Muitas vezes, as pessoas mantêm o mesmo treino na academia ou os mesmos exercícios físicos por um certo período, como algumas semanas, antes de modificá-lo. Contudo, para as mulheres, essa pode não ser a melhor estratégia.
Ao longo do ciclo menstrual, o corpo feminino passa por oscilações hormonais que afetam energia, força, resistência e até mesmo concentração e bem-estar emocional. Dessa forma, pode ser mais interessante basear os treinos do mês nessa questão, fazendo certas mudanças dependendo do momento do ciclo.
“As adaptações durante o período menstrual não significam treinar menos, mas sim de maneira mais estratégica. Compreender as variações hormonais e como elas influenciam o rendimento pode trazer ganhos significativos na prática esportiva e na qualidade de vida geral”, explica Camila Midori, educadora física da Namu, plataforma de saúde e bem-estar.
Leia também
-
Chá anti-inflamatório regula ciclo menstrual e elimina vermes
-
Estudo: ciclo menstrual não afeta habilidades cognitivas das mulheres
-
Entenda como as quatro fases do ciclo menstrual afetam a libido
-
Seu ciclo menstrual começa sempre no fim da semana? Gineco explica
Como adaptar seus treinos ao ciclo menstrual
1. Fase menstrual (1º ao 5º dia)
Nesse momento, ocorre a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, então é comum sentir fadiga, cólicas menstruais, alterações de humor e sensibilidade emocional. Por conta desse desconforto, muitas pessoas até deixam de treinar, sem saber que os exercícios diminuem esses sintomas.
Assim, realize exercícios, porém de baixa intensidade. “Esse período pede atividades de baixa intensidade, como caminhadas leves, yoga e alongamentos, que ajudam na circulação sanguínea e aliviam cólicas sem exigir esforço excessivo”, pontua.
Confira mais informações no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles