Secretário do Tesouro cobra debate sobre reforma da Previdência

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou, nesta terça-feira (5/8), que o debate sobre a reforma da Previdência é “difícil em qualquer lugar do mundo”, mas deve ser feito no país.

“É um debate difícil em qualquer lugar do mundo. Sempre foi um debate difícil, mas acho que a precisa fazer”, cobrou Ceron durante o 2º Encontro do Centro de Política Fiscal e Orçamento Público (CPFO), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), no Rio de Janeiro.

Ele ressaltou que o país tem problemas a serem enfrentados. Ele defendeu que o debate sobre a reforma da Previdência saia da “lógica meramente fiscalista”, ou seja, de cumprimento do resultado primário da meta fiscal.

“Ou a gente se prepara para uma grande reforma, ou o país tem que se acostumar e tornar natural pequenas reformas da previdência e não fazer disso um grande celeuma, a expectativa de vida aumenta e temos que ajustar”, declarou.

Leia também

Na avaliação do secretário, a sociedade brasileira “não aceita grandes movimentos”. Desse modo, ainda segundo ele, implementar ajustes graduais “seja o caminho mais sustentável”. Ceron ainda reforçou que, para isso acontecer, o debate em torno da reforma previdenciária tem que ser naturalizado, por meio de pesquisas e divulgações à população.

Reforma da previdência de 2019

A reforma previdenciária mais recente foi realizada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em novembro de 2019. A medida alterou as regras para aposentadoria no país e para o cálculo do benefício a ser recebido, tanto no regime geral quanto no serviço público.

Entre as mudanças, a principal é que não é mais possível se aposentar apenas usando o tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).



Fonte: Metrópoles

Novo álbum de Oruam tem 12 milhões de streams em sete dias

O álbum mais recente de Oruam, “Liberdade (Deluxe)”, acumula mais de 12 milhões de streams desde seu lançamento nas plataformas em 31 de julho....

Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta (7)

Ao menos quatro governadores devem se reunir na tarde desta quinta-feira (7), em Brasília, para tratar de apoio aos estados com o início das...

PF investiga furto de endoscópios em hospital federal do RJ

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (7), a Operação Klopi para investigar o furto de dois equipamentos médicos do tipo endoscópio rígido, que estavam...