O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou, nesta terça-feira (5/8), que o debate sobre a reforma da Previdência é “difícil em qualquer lugar do mundo”, mas deve ser feito no país.
“É um debate difícil em qualquer lugar do mundo. Sempre foi um debate difícil, mas acho que a precisa fazer”, cobrou Ceron durante o 2º Encontro do Centro de Política Fiscal e Orçamento Público (CPFO), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), no Rio de Janeiro.
Ele ressaltou que o país tem problemas a serem enfrentados. Ele defendeu que o debate sobre a reforma da Previdência saia da “lógica meramente fiscalista”, ou seja, de cumprimento do resultado primário da meta fiscal.
“Ou a gente se prepara para uma grande reforma, ou o país tem que se acostumar e tornar natural pequenas reformas da previdência e não fazer disso um grande celeuma, a expectativa de vida aumenta e temos que ajustar”, declarou.
Leia também
-
Governo gasta R$ 457 milhões com previdência no 1° trimestre de 2025
-
Presidente do INSS diz que reforma da Previdência de 2019 foi “engodo”
-
Reforma administrativa: relator apresenta anteprojetos para Motta
-
Reforma tributária: como usar calculadora que simula novos impostos
Na avaliação do secretário, a sociedade brasileira “não aceita grandes movimentos”. Desse modo, ainda segundo ele, implementar ajustes graduais “seja o caminho mais sustentável”. Ceron ainda reforçou que, para isso acontecer, o debate em torno da reforma previdenciária tem que ser naturalizado, por meio de pesquisas e divulgações à população.
Reforma da previdência de 2019
A reforma previdenciária mais recente foi realizada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em novembro de 2019. A medida alterou as regras para aposentadoria no país e para o cálculo do benefício a ser recebido, tanto no regime geral quanto no serviço público.
Entre as mudanças, a principal é que não é mais possível se aposentar apenas usando o tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Fonte: Metrópoles