Senado edita regras para uso de IA, mas desobriga gabinetes de segui-las

O Senado Federal editou ato em que estabelece regras para o uso e desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) na Casa. Os gabinetes dos senadores, entretanto, estão desobrigados a seguir as diretrizes.

O normativo é assinado por Ilana Trombka, diretora-Geral do Senado Federal, e foi publicado na última terça-feira (12), no Boletim Administrativo da Casa.

O ato busca “assegurar o desenvolvimento e o uso ético, seguro, eficiente e sustentável dessa tecnologia nas atividades administrativas e de suporte ao processo legislativo”.

São estabelecidos fundamentos como o “respeito aos direitos fundamentais, à democracia e à centralidade da pessoa humana” e “supervisão humana em todas as etapas do ciclo da IA, inclusive no apoio à decisão”.

Além de estabelecer regras para o desenvolvimento de sistemas de IA, há previsões para o uso de sistemas de IA de uso livre. Nesse caso, é vedada, por exemplo, a inserção de dados pessoais, sigilosos ou protegidos por restrição legal.

Os sistemas de IA desenvolvidos e utilizados no Senado Federal, como prevê o normativo, devem ser explicáveis e transparentes, garantindo que seus resultados e processos sejam rastreáveis e auditáveis.

Trump diz a europeus que Putin quer região do Donbas para encerrar guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou suas exigências para uma “troca de territórios” com a Ucrânia durante sua cúpula de cerca de três horas...

Suposto affair de Bruna Marquezine já namorou filha de Mano Brown

Nas últimas semanas, os rumores de que Bruna Marquezine, 30, e o ator Danilo Mesquita, 33, estariam vivendo um romance se intensificaram. Ambos estrelam...

Sophie Turner teve ânsia de vômito ao beijar colega de Game of Thrones

Sophie Turner, conhecida por viver Sansa Stark em Game of Thrones, revelou detalhes curiosos sobre seu novo trabalho ao lado de Kit Harington. Os...