A alimentação é um dos pilares para manter a saúde em dia — seja para quem busca qualidade de vida, emagrecimento ou até alta performance esportiva. Dentro desse cenário, uma dúvida comum surge: vale a pena evitar o suco adoçado com açúcar?
A resposta é direta, segundo a médica Paula Peres. “Com certeza. O açúcar refinado, quando consumido em excesso, traz diversos malefícios para a saúde. Ele pode gerar o desenvolvimento de uma série de doenças como, por exemplo: disbiose intestinal, que é quando o intestino perde as bactérias benéficas e acumula as patogênicas, aumentando os quadros infecciosos e alergias, além de diminuir a imunidade”, explica.
Leia também
-
Tomar café sem açúcar revela mais que preferência, segundo psicóloga
-
Cortar açúcar não muda preferência por alimentos doces, aponta estudo
-
Açúcar realmente provoca cárie? Especialista esclarece
-
Não é só culpa do açúcar: entenda como a diabetes se desenvolve
De acordo com a especialista, o consumo exagerado pode levar ao acúmulo de gordura, inclusive no fígado, além de aumentar o risco de diabetes.
Diretrizes de consumo seguro de açúcar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcares livres não ultrapasse 5% da ingestão energética diária.
“As diretrizes da AHA (American Heart Association) recomendam no máximo 250 kcal, que equivale a 38 g de açúcar. A recomendação máxima é de 100 kcal, o equivalente a 25 g de açúcar para mulheres. Para crianças, a recomendação máxima é abaixo de 25 g”, detalhou Peres.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles