Tarifaço: CMN cria regras de financiamento para exportadores afetados

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (28/8) a regulamentação de linhas de financiamento emergenciais para socorrer empresas e produtores brasileiros impactados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com o comunicado do órgão, as mudanças aprovadas têm caráter redacional e buscam conferir maior clareza normativa e segurança jurídica sem alterar o mérito da política pública. A primeira alteração é referente à “tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)” por “tabela de produtos”, o que permitirá identificar com mais precisão as empresas efetivamente afetadas pelas tarifas impostas.

  • Comitê Monetário Nacional: o CMN é um órgão responsável por formular políticas de moeda e de crédito. Tem o objetivo de manter a estabilidade do real e promover o desenvolvimento do país. É composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad,  pelo presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Leia também

A segunda alteração ajusta a redação de um artigo para deixar explícito que as penalidades por descumprimento de compromissos de exportação incidem de forma adicional aos encargos financeiros já previstos, e não em substituição a eles.

“Com esses aperfeiçoamentos, o CMN reforça a efetividade da norma e assegura que as linhas emergenciais cumpram seu objetivo: prover liquidez e garantir a continuidade das atividades das empresas brasileiras expostas ao choque tarifário externo, preservando empregos e a capacidade produtiva nacional”, disse o texto.



Fonte: Metrópoles

Vôlei: Gerdau Minas confirma técnico italiano e comissão para temporada

Lorenzo Pintus será o técnico do Gerdau Minas na temporada 2025/26. O treinador italiano chega para recolocar a equipe no caminho da conquista da Superliga Feminina, após...

Rio recebe conselheira militar da ONU em preparação para missões de paz

Em um momento em que diferentes regiões do mundo enfrentam crises humanitárias e conflitos armados, o Rio de Janeiro recebeu a visita da conselheira...

Banco Genial renuncia à gestão de fundo investigado em megaoperação

O Banco Genial emitiu nota nesta quinta-feira (28) sobre a Operação Carbono Oculto, que investiga alvos suspeitos de fraude no setor de combustíveis, e...