Ícone do site O SERINGAL

Tarifaço: papel da Apex é diversificar novos mercados, diz presidente

tarifaco:-papel-da-apex-e-diversificar-novos-mercados, diz presidente

Tarifaço: papel da Apex é diversificar novos mercados, diz presidente

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, defendeu, nesta quarta-feira (6/8), o pragmatismo para lidar com o tarifaço de 50% contra as exportações brasileiras aos Estados Unidos.

Viana diz que a Apex trabalha em duas frentes: uma em Washington para tentar retirar do pacote de alguns itens tarifados e outra no Brasil para tentar abrir alternativas para as empresas brasileiras que têm os EUA como principal mercado.

“Dos produtos que ficam, tem produtos que já estavam taxados, que estavam com a tarifa alta. Tem o restante que estamos com uma luta, que vai seguir setor por setor, para ver se a gente exclui mais itens”, declarou ele.

Tarifaço de 50%

A partir desta quarta, boa parte das exportações brasileiras serão sobretaxadas em 50% para entrar nos Estados Unidos. A medida faz parte de um conjunto de medidas protecionistas impostas pelo presidente Donald Trump.

O tarifaço de Donald Trump

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o plano de contingência contra o tarifaço será enviado ao presidente Lula (PT) ainda hoje. De acordo com ele, a proposta está finalizada e aguarda o aval do petista.

Haddad também disse que, provavelmente, o plano será feito em formato de medida provisória (MP). Isso porque uma MP tem efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso Nacional, mas depende de aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para virar lei.

O anúncio do pacote, no entanto, cabe ao presidente Lula.

Leia também

O ministro também confirmou que terá uma reunião virtual com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em 13 de agosto, para tratar da imposição de tarifas unilaterais de 50% sobre as exportações brasileiras enviadas aos EUA.

“Eu tenho uma reunião marcada na semana que vem, agora com data e hora, já, com o secretário de Scott Bessent. Vai ser na quarta-feira. Já recebemos e-mail confirmando dia e hora, então, oficializando o interesse em conversar”, disse a jornalistas.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile