O sono pós almoço é natural do metabolismo e, por isso, pode acontecer com frequência. Para escapar dos bocejos e da vontade de tirar um cochilo, muitos recorrem a uma xícara de café.
No entanto, a bebida pode atrapalhar a absorção de ferro do organismo. Assim, o que deveria dar mais disposição, na verdade estaria diminuindo seu potencial de força e energia. Isso acontece porque o café contém polifenóis, como os taninos, substâncias presentes em plantas, que podem ligar-se ao ferro e inibir a absorção no intestino.
Leia também
-
Pesquisa indica que o café pode reduzir a eficácia de antibióticos
-
Por que você deve esperar 1 hora para tomar café preto após acordar
-
Tomar café sem açúcar revela mais que preferência, segundo psicóloga
-
Entenda como a relação entre moscas e formigas pode proteger o café
Entenda mais sobre tudo isso a seguir:
A absorção de ferro pelo organismo
O biólogo Fabiano de Abreu Agrela explica que os polifenóis desempenham um papel importante na proteção das plantas contra danos causados pelos radicais livres, além de contribuírem para as cores, sabores e aromas de muitos alimentos de origem vegetal.
“Na dieta humana, os polifenóis são consumidos através de chás, café, vinho e outros alimentos. Mas o que muitos não sabem é que além de suas propriedades antioxidantes, eles prejudicam na absorção do ferro”, afirma o especialista.
Confira mais informações no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles