Transferência de Hytalo Santos: veja como é feito deslocamento de detentos

A recente determinação de transferência do influenciador digital Hytalo Santos e de seu marido de São Paulo para a Paraíba exemplifica como funciona o deslocamento de detentos no sistema prisional brasileiro. Eles estão presos preventivamente desde a última sexta-feira (15).

Hytalo Santos e marido estão em Centro de Detenção superlotado em SP

O procedimento de mover um detento entre diferentes estados é complexo e fundamentado na lei. A prisão preventiva, como a decretada contra Hytalo e seu marido, é uma medida cautelar para garantir o andamento do processo criminal.

Quando o acusado está em uma jurisdição diferente daquela que emitiu a ordem, o Judiciário utiliza uma carta precatória. Este documento oficializa o pedido de prisão à autoridade policial do local onde o indivíduo se encontra.

A execução exige uma cooperação logística e de inteligência entre as polícias e os sistemas de justiça dos estados envolvidos, garantindo a segurança da operação e o cumprimento do devido processo legal.

A prisão do influenciador, por exemplo, contou com o apoio do Ministério da Justiça e da Polícia Rodoviária Federal, além das polícias civis de São Paulo e da Paraíba.

Entenda caso Hytalo Santos e o que diz lei sobre “adultização” de crianças

Como funciona a transferência entre estados

Por ordem da Justiça da Paraíba, o casal é investigado por crimes como tráfico humano e exploração sexual de adolescentes, e seu caso ilustra a cooperação entre estados para o cumprimento de mandados judiciais.

A prisão foi executada em São Paulo pelo DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) com base em mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB).

Hytalo e o marido são alvos de uma investigação do MPPB (Ministério Público da Paraíba) desde 2024 por acusações que também incluem trabalho infantil irregular e lavagem de dinheiro.

Veja lista de crimes que Hytalo Santos e MC Euro são investigados

Antes da detenção, a Justiça já havia determinado a suspensão dos perfis do influenciador e a apreensão de seus equipamentos eletrônicos.

Defesa nega acusações

A defesa de Hytalo Santos tem reiterado a inocência do casal, alegando que todas as ações envolvendo menores tinham autorização dos responsáveis e que as adolescentes são emancipadas.

“Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos”, diz defesa após prisão em SP

Os advogados ingressaram com um Habeas Corpus para tentar reverter a detenção, que já foi analisado e negado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Após cancelamentos, lançamento de foguete deve acontecer nesta segunda (22)

Após três adiamentos, a FAB (Força Aérea Brasileira) definiu uma nova data para o lançamento do foguete HANBIT-Nano, a partir do Centro de Lançamento...

Após brigas familiares, marido de Isabel Veloso reage: “Não será tolerado”

O marido da influenciadora Isabel Veloso, 19, Lucas Borbas, emitiu uma nota oficial após algumas brigas familiares se tornarem públicas recentemente. “Lucas Borbas vem a...

Fabinho Soldado fica? Diretor do Timão admite procuras e fala de futuro

Executivo de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado admitiu o interesse do Internacional em contratá-lo para a temporada de 2026. Após o título da Copa do Brasil — conquistado neste domingo (21)...