O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta quarta-feira (27) o decreto que oficializa a TV 3.0. A novidade é chamada pelo ministério das Comunicações como o “futuro da televisão no Brasil”. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é TV 3.0?
A TV 3.0 é a nova geração da TV digital para canais da TV aberta e por assinatura. Ela irá integrar os serviços de internet à transmissão atual.
O ministério das Comunicações promete trazer melhorias de imagem e som e maior interatividade com o espectador.
“Um dos impactos será na qualidade de imagem, com aparelhos com a tecnologia de até 8K, para permitir melhor resolução, e maior contraste de cores. Outra mudança irá propiciar a experiência de ‘som de cinema’, semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes”, anunciou o ministério das Comunicações.
A novidade possibilitará o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação. Com a tecnologia, as emissoras poderão oferecer conteúdos adicionais sob demanda, como séries e jogos.
O novo sistema também permitirá que o cidadão faça compras diretamente de seu televisor. A mudança abre outras possibilidades de geração de receitas às emissoras.
Como a TV 3.0 vai funcionar?
O acesso à TV 3.0 será via sinal aberto – ou seja, não será necessário internet.
No entanto, o componente interativo da TV 3.0 exigirá conexão com a internet. Os tipos de interação dependerão do provedor de conteúdo, mas, será possível, por exemplo, acessar e responder enquetes, escolher entre diferentes câmeras em um reality show, jogo de futebol ou realizar compras online dos itens apresentados na tela.
Quando começa?
A fase preparatória da TV 3.0 deve ser concluída ainda em 2025, com previsão de início das primeiras transmissões até a Copa do Mundo de 2026.
Preciso trocar meus aparelhos?
De acordo com o Ministério das Comunicações, nenhum cidadão brasileiro precisará trocar de aparelho televisivo imediatamente. A implementação da TV 3.0 ocorrerá de forma gradual, seguindo um cronograma.
Quanto irá custar?
O acesso à TV 3.0 será gratuito, mas, além da conexão com a internet para os componentes interativos, dependerá inicialmente de um conversor, até que as TVs disponíveis no mercado brasileiro estejam totalmente preparadas para receber o sinal do novo padrão.