Uber lança selo de verificação no aplicativo; veja como obter

A Uber anunciou a implementação de um novo processo de verificação para os usuários da plataforma no país. O Brasil é o segundo mercado a adotar a nova checagem, atrás apenas dos Estados Unidos. A verificação surge com a intenção de trazer mais segurança para quem usa o aplicativo.

Com a nova atualização, os perfis dos usuários passarão a exibir um “selo de verificação”, visível para os motoristas parceiros antes da confirmação da corrida. Segundo a empresa, essa identificação deve contribuir para uma experiência mais ágil, reduzindo o tempo de espera até que a viagem seja aceita.

Recursos de verificação da Uber

De acordo com a Uber, a plataforma já possuía recursos de verificação dos usuários: por exemplo, a validação da conta por meio do cartão de crédito, verificação do CPF para pagamento feitos em dinheiro. Além disso, o aplicativo solicitava a validação de documento de identidade e selfie.

Agora, com o novo recurso, o processo de verificação entra em uma fase mais avançada, que inclui o cruzamento de dados que são fornecidos no cadastro no aplicativo, como nome e telefone, com bases de dados confiáveis de terceiros. A verificação pode acontecer de duas formas: a automática e a manual.

Na verificação automática, alguns usuários terão o selo de verificação emitido automaticamente, sem a necessidade de realizar qualquer ação dentro do aplicativo.

Já na verificação manual, é preciso que o usuário do aplicativo envie uma foto do documento de identidade e uma selfie para completar o processo e receber o selo.

Passo a passo para obter o selo de verificação

Para os usuários que não foram verificados automaticamente, alguns passos simples podem garantir o selo no aplicativo:

  • Abra o aplicativo da Uber;
  • Vá em “Configurações”;
  • Clique em seu perfil;
  • Vá em “Começar a verificação”.

Para garantir a segurança dos usuários, a empresa afirma que todos os documentos são armazenados de forma segura, com o uso de criptografia, além de serem utilizados exclusivamente para o selo de verificação e mantidos apenas pelo tempo necessário pelo aplicativo. Os motoristas parceiros, por sua vez, não têm acesso aos documentos pessoais dos usuários. Eles visualizam apenas o nome, a avaliação, o selo de verificação e as informações da viagem.

Segurança para usuários e motoristas

Para a Uber, a medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para o reforço da confiança e segurança das viagens. De acordo com a empresa, a nova etapa de verificação foi desenvolvida a partir de feedbacks recebidos e testes realizados para aprimorar a experiência na plataforma.

“Essa atualização é parte do compromisso constante e prioritário da Uber com a segurança e experiência de todos os usuários da plataforma. Estamos sempre escutando os motoristas parceiros, testando e implementando novos recursos. O selo é um deles e será mostrado para o motorista indicando que o usuário passou por etapas adicionais de verificação”, diz Araceli
Almeida, head de Operações de Segurança da Uber no Brasil.

A empresa ainda diz que a utiliza uma tecnologia capaz de analisar dados de milhões de viagens para identificar riscos e bloquear corridas consideradas potencialmente perigosas.

Uber passa a permitir que motoristas bloqueiem usuários

 

 

Justiça devolve BMW de MC Poze do Rodo e libera shows fora do Rio

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu devolver a BMW de MC Poze do Rodo, retida durante sua prisão, e autorizou o cantor a...

Setor de serviços varia 0,3% em junho e registra novo patamar recorde

O volume de serviços no Brasil avançou 0,3% em junho, quinto resultado positivo em sequência. No acumulado de 12 meses, registra alta de 3%....

PF faz operação contra prefeito de São Bernardo do Campo (SP)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), uma operação batizada de “Estafeta”, para apurar supostos crimes de corrupção e lavagem de...