Parlamentares brasileiros Marcel Van Hattem e Eduardo Girão, do Partido Novo, realizaram uma visita ao complexo penitenciário Colônia Penal 19, em Buenos Aires, onde estão detidos quatro brasileiros e uma brasileira envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A apuração é de Pedro Venceslau no CNN 360º.
Os parlamentares afirmaram que a visita teve caráter humanitário e visava verificar as condições da prisão. Van Hattem declarou que as condições mínimas estão sendo atendidas, mas que buscam entender junto às autoridades argentinas os motivos pelos quais os detentos não aguardam em liberdade o pedido de extradição feito pelo Brasil.
Entre os presos está Ana Paula de Souza, que concedeu entrevista por telefone fixo à correspondente da CNN em Buenos Aires, Luciana Taddeo, na última quinta-feira (14). Ela relatou estar em um pavilhão com 11 pessoas, sem direito a banho de sol, e convivendo com detentos por crimes como tráfico de drogas. Souza também denunciou ter sido obrigada a consumir água imprópria, o que lhe causou problemas intestinais.
Ana Paula de Souza foi detida após quebrar a tornozeleira eletrônica no Brasil e fugir de ônibus para a Argentina. Ela aguarda julgamento do processo de extradição e manifestou ressentimento pela falta de apoio da oposição brasileira.
Apesar da conexão política entre os apoiadores dos detidos e o presidente Javier Milei, o governo argentino não tem tratado o caso como uma questão de Estado. Milei não menciona a situação dos brasileiros em seus discursos ou redes sociais, deixando a resolução do caso para a Justiça, com base nos tratados existentes entre os dois países.
A expectativa nos meios jurídico e político é que os brasileiros sejam deportados para cumprir pena no Brasil, até que haja uma sentença definitiva do Supremo Tribunal Federal.