Um vendaval de mais 110 km/h atingiu o litoral paulista entre a noite de sábado (23) e a madrugada deste domingo (24). A cidade de Santos foi uma das mais atingidas e o Porto de Santos precisou ser fechado.
De acordo com a Defesa Civil de Santos, os ventos atingiram o pico de 121,12 km/h às 23h54 de sábado (23) registrados pelo sensor da Praticagem. A velocidade dos ventos foi superior ao esperado que era de 80 Km/h.
O porto de Santos precisou ser fechado devido ao vendaval. As operações foram paralisadas por volta das 23h50 de sábado (23) e o porto só reabriu na madrugada de domingo por volta das 03h20.
A ventania resultou em sete quedas de árvores no município de Santos, o que provocou bloqueios em ruas e avenidas. A prefeitura e a Defesa Civil do Município trabalharam junto com outros órgãos para a poda e remoção das árvores.
No Litoral Norte, Ilhabela registrou queda de árvores, queda de fiação elétrica e destelhamento de residência. O funcionamento das balsas, que fazem a travessia entre a ilha e o continente, chegou a ser suspenso. Também foi registrada queda de energia elétrica.
Em São Sebastião houve duas ocorrências de queda de árvores, uma em via pública. Os municípios de São Vicente, Bertioga e Cubatão também foram atingidos e registraram quedas de árvores. No Guarujá, 5 árvores caíram em vias públicas.
*Sob supervisão de Pedro Osorio