O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15), em São Paulo, após mandados serem expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba. As investigações apuram os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.
A Justiça da Paraíba já havia determinado a suspensão imediata de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibido seu contato com os menores citados e ordenado a desmonetização dos conteúdos.
A Polícia Civil de São Paulo foi responsável por realizar o cumprimento dos mandados de prisão. No vídeo, que mostra a abordagem da polícia, Hytalo e Israel aparecem olhando para câmera e recebendo a orem de prisão do agente: “Vocês estão sendo presos pelo DEIC (Departamento de Investigações Criminais).”
Veja abaixo:
As investigações contra Hytalo Santos, iniciadas em 2024 pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) após denúncias via “Disque 100”, focam na exploração de menores e na “adultização” de crianças e adolescentes em seus conteúdos online.
Uma das denúncias mais visíveis foi feita pelo youtuber Felca, cujo vídeo detalha a exposição de jovens como Kamylinha Santos, de 17 anos, que supostamente foi exibida em situações sugestivas desde os 12 anos e teve seu pós-operatório de implante de silicone filmado. O vídeo de Felca já ultrapassa 40 milhões de visualizações, gerando ampla repercussão.
Vídeo de Felca: 5 pontos para entender debate sobre adultização de crianças
-
1 de 5Felca acusa Hytalo Santos de promover conteúdos que exploram menores de idade • Reprodução/Redes Sociais
-
2 de 5Youtuber Felca denunciou Hytalo Santos por exploração de menores • Reprodução/Redes Sociais
-
3 de 5Youtuber Felca denunciou Hytalo Santos por exploração de menores • Reprodução/Redes Sociais
-
-
4 de 5Influenciador Hytalo Santos é suspeito de uma possível prática de exploração de crianças e adolescentes por meio de danças com conotação sexual • Redes sociais
-
5 de 5Hytalo acumula mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, onde costuma compartilhar seu cotidiano e vídeos de dança • Redes sociais
Embora “adultização” não seja um crime específico, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) visa a proteção integral de crianças e adolescentes contra negligência, exploração, violência e constrangimento.
Felca denuncia e Hytalo Santos perde conta no Instagram: entenda polêmica
Hytalo Santos nega as acusações, alegando que sempre agiu dentro da lei, com autorização dos responsáveis e que as adolescentes são emancipadas.São Paulo