Muita gente associa o uso de vitaminas a mais energia e disposição, mas a verdade é que esses compostos têm funções bem mais amplas. Uma quantidade equilibrada pode ajudar a fortalecer os ossos, contribuir para a cicatrização e até apoiar o funcionamento do corpo de maneira geral.
Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre o tema. Para esclarecer, o Dr. Márcio de Queiroz Elias, gerente médico da Neo Química, explica quatro mitos bastante comuns relacionados ao consumo de vitaminas.
Leia também
-
Vegetal anti-inflamatório e rico em vitamina C turbina a saúde de cães
-
Rica em vitamina C, fruta turbina a imunidade e a digestão; descubra
-
Vitamina C: como escolher o produto ideal para a sua pele em 4 passos
-
Falta de vitamina D aumenta risco de lentidão ao caminhar na velhice
1. Cansaço é sinal de falta de vitaminas?
O cansaço não está necessariamente ligado a uma deficiência vitamínica. Ele pode ser provocado por diferentes fatores, como excesso de atividades, problemas cardiorrespiratórios, falta de exercícios físicos ou até questões psicológicas e psiquiátricas, como a depressão.
2. Reposição e suplementação são a mesma coisa?
Apesar de muitas vezes parecerem sinônimos, os dois termos têm significados distintos. A suplementação vitamínica atua na prevenção (profilaxia) de problemas de saúde, sempre associada a hábitos de vida saudáveis. Já a reposicão é indicada para corrigir a falta de vitaminas ou outros micronutrientes quando há deficiência identificada no organismo.
Confira mais informações no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles