Após o Partido Novo ser notificado extrajudicialmente pelo filho do cantor Renato Russo, por uso não autorizado da música “Que País É Este?” durante o lançamento da pré-campanha à Presidência da República de Romeu Zema (Novo), o governador de Minas Gerais compartilhou um vídeo em que o líder do Legião Urbana diz ser um “capitalista nato”.
Na terça-feira (19), Zema compartilhou no X um vídeo de uma entrevista do cantor, em que responde a questões sobre valores, família e propriedade.
Ao responder a entrevistadora, Renato afirmou: “Essa pergunta é uma tentativa de criar uma polêmica que a Legião Urbana não gosta de se envolver (…) Agora, tradição é uma coisa que seria bom se nosso país tivesse. Família, eu gosto muito da minha família. E propriedade é uma coisa que eu estou querendo aumentar ao máximo, porque quero muitas propriedades, sou um ‘capitalista nato’”.
Na legenda, o governador escreveu: “Concordo 100% com Renato Russo: Um país deve preservar suas tradições, família é a base de tudo, capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!”.
Na última segunda-feira (18), o produtor Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e detentor de seus direitos autorais, enviou a notificação ao partido do governador mineiro, alertando para que a legenda “se abstenha de utilizar a música em publicações futuras, no Instagram ou em qualquer plataforma”.
Ainda no documento enviado pela Legião Urbana Produções Artísticas, obtido pela CNN, Manfredini reiterou que possui o “o direito e o dever de zelar pela correta e lícita utilização da obra (…) inexistindo autorização prévia, sobretudo para utilização do material com conotação política”, além de se opor a atos que “possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra”.
Procurado, o Partido Novo afirmou que até a noite de terça-feira (19) ainda não havia recebido a notificação extrajudicial.
A CNN também entrou em contato com a produtora de Giuliano Manfredini sobre a publicação do governador Romeu Zema e aguarda retorno.