Advogado nega envolvimento de Bolsonaro na tentativa de golpe de estado e apela: “30 anos de prisão não seria justo”

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (3) que o ex-presidente não atentou contra a democracia, não discutiu minuta golpista e não tem ligação com os atos violentos do 8 de Janeiro.

As declarações foram feitas pelos advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, durante a apresentação de alegações, no julgamento, na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), do chamado “núcleo crucial” da trama golpista. Para ele, uma condenação de 30 anos não seria justa.

🔎O que pesa contra Bolsonaro? A investigação da Polícia Federal coloca Bolsonaro como planejador, dirigente e executor dos atos que levariam ao golpe de Estado. Um dos trechos do relatório afirma: “Tinha plena consciência e participação ativa” nas ações do grupo. Já a Procuradoria-Geral da República afirmou, em denúncia, que o ex-presidente liderou uma organização criminosa que praticou “atos lesivos” contra a ordem democrática e que estava baseada em um “projeto autoritário de poder”.

“Vou demonstrar cuidadosamente: ele [Bolsonaro] não atentou contra o estado democrático de direito, e não há uma única prova. Esse papel, essa minuta, essa questão, esse depoimento, não há uma única prova que atrele o presidente a Punhal Verde Amarelo, a Operação Luneta e ao 8 de Janeiro”, disse Celso Vilardi.

“Aliás, nem o delator — que eu sustento que mentiu contra o presidente da República —, nem ele chegou a dizer [que houve] participação em Punhal, em Luneta, em Copa [parte do plano Punhal Verde Amarelo, segundo a PGR], em 8 de Janeiro. Nem o delator [diz], não há uma única prova”, completou o advogado de Bolsonaro.

Condenação

Na apresentação das alegações finais – etapa anterior ao julgamento – a PGR reforçou o pedido de condenação do grupo crucial, composto por Bolsonaro, pelos cinco crimes.

O Ministério Público quer a soma das penas, o que pode fazer com que a punição chegue a 43 anos de prisão. A decisão quanto ao eventual tempo de pena será dos ministros da Primeira Turma.

Grávida de 7 meses, noiva de Guimê precisou levar agulhadas na cabeça

A empresária e noiva do cantor MC Guimê, Fernanda Stroschein, revelou na noite desta terça-feira (2/9) que foi diagnosticada com cefaleia. Grávida de sete...

Samambaia faz grande campanha e conquista o título da Prime Cup Sub-17

O Samambaia conquistou mais um título de categoria de base, a Prime Cup Sub-17. A final foi disputada nessa terça-feira (2/9), contra a BNT,...

Mundial de Wushu: Veja as rotinas da tarde na Arena Taolu 2

O Metrópoles transmitirá, com exclusividade em língua portuguesa, o 17º Campeonato Mundial de Wushu, que acontecerá a partir desta quarta-feira (3/9). As competições serão realizadas no Ulysses Centro...