Análise: Centrão assume anistia e isola Bolsonaro

O Centrão assumiu o controle total do PL da Anistia na Câmara dos Deputados, transformando significativamente o debate e isolando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do processo decisório. A movimentação política indica uma mudança substancial na proposta original, afastando-se da ideia de uma anistia ampla e irrestrita. A análise é de Clarissa Oliveira no Live CNN.

A palavra “anistia” praticamente desapareceu do debate, dando lugar a uma discussão focada na redução de penas para diversos tipos de crime. A proposta em análise busca alterar o Código Penal para reduzir punições relacionadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo tentativa de golpe de Estado.

 

O movimento do Centrão sugere a construção de um projeto político para 2026, excluindo Bolsonaro das articulações. Mesmo que eventuais mudanças na legislação possam beneficiá-lo com penas mais brandas, sua condição de inelegibilidade permaneceria inalterada.

Um ponto controverso no debate é o uso do termo “dosimetria”, tradicionalmente uma atribuição judicial para o cálculo e definição de penas. O Congresso Nacional pode estabelecer os intervalos das penas, definindo máximos e mínimos, mas a aplicação específica permanece como prerrogativa do Judiciário.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

“Saturday Night Live” anuncia apresentadores e convidados da nova temporada

Os três primeiros apresentadores e convidados musicais da 51ª temporada de “Saturday Night Live” foram revelados. A nova temporada da clássica comédia de esquetes...

Laver Cup: João Fonseca abre o jogo sobre recusa ao torneio em 2024

João Fonseca explicou, nessa quinta-feira (18), a razão de não ter aceitado o convite para participar da Laver Cup em 2024. Antes de estrear na edição...

Fed não concorda com inflação de 3%, diz dirigente

O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que o Banco Central dos Estados Unidos não está conivente com uma inflação de...