Morreu nesta quinta-feira (25/9) Ubiraci Rodrigues Costa, mais conhecido como Biriba, considerado uma das maiores referências no tênis de mesa brasileiro. Natural de São Paulo, Ubiraci morreu aos 80 ano. A causa da morte não foi divulgada.
Um dos grandes feitos de sua carreira, além dos título e vitórias na modalidade, foi ter derrotado o chinês Rong Guotan, o então campeão mundial, na fase de 32 avos durante a disputa do Mundial de de Pequim em 1961, quando tinha apenas 15 anos de idade. A vitória deu notoriedade para Biriba. Naquela edição, Ubiraci terminou foi até as oitavas de final da competição.
Seu feito fez o ser comparado, na época, com nomes como Pelé e Maria Esther Bueno.
Para se ter uma ideia, a vitória contra um chinês só foi ocorrer de novo em 1993, quando Hugo Hoyama venceu Sun Jianwei no Aberto do Japão. O feito de chegar nas oitavas de final de um Mundial foi repetido somente em 1987, com Claudio Kano, e em 2019, com Hugo Calderano. E só foi superada por Calderano em 2025, ao conquistar a inédita medalha de prata.
Em um comunicado, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa lamentou o falecimento de Biriba.
“A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) lamenta profundamente o falecimento de Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba. Verdadeira lenda da modalidade, o ídolo nos deixou nesta quinta-feira (25), em São Paulo-SP, aos 80 anos”, escreveu.
“O legado de Biriba será eterno, por tudo o que ele representa para a modalidade no Brasil. A CBTM se solidariza com familiares, amigos e fãs desta figura inigualável neste momento tão difícil”, completou a entidade.
O velório de Biriba está marcado para essa sexta (26/9), das 10h às 14h, no Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo.
Leia também
-
Cardiologista explica problema de Hugo Hoyama, lenda do tênis de mesa
-
Tênis de mesa: Calderano e Takahashi vão à final do WTT Star Contender
-
Rio de Janeiro sediará Mundial de Tênis de Mesa em 2029
Confira registro da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Veja alguns feitos de Biriba
Fonte: Metrópoles