O senador sinalizou estar prestes a ser filiar ao Republicanos. Ele próprio admitiu a possibilidade ao publicar, nesta manhã, uma imagem em que aparece com o presidente nacional da legenda, o deputado federal Marcos Pereira. A saída do União Brasil, no entanto, é questão de tempo, considerando a falta de espaço para o senador na federação com o Progressistas, que tem a vice-governadora Mailza Assis praticamente aclamada a pré0candidata a governadora do Acre em 2026.
Alan tentou o PSD, mas esbarrou no NÃO estridente do presidente nacional, Gilberto Kassab, diante de uma exigência deselegante feita pelo senador: que Petecão, um dos fundadores da legenda no Acre, desistisse da candidatura à reeleição. Kassab e Petecão são amigos de longa data e segundo apurou a reportagem o senador acreano tem um legado que jamais poderá ser desconsiderado.
O MDB também não se decidiu e, agora sob nova direção, entende que a opção por Mailza ou Alan Rick só sairá em dezembro.
O Republicanos é inexpressivo no cenário local – com dois prefeitos (Acrelândia e Feijó), sete vice-prefeitos e vinte e oito vereadores, distribuídos em 17 dos 22 municípios do Acre”.
Mailza tem apoio massivo de ao menos 18 prefeitos e assumirá a governança em meados de abril, quando Cameli se afastará pra cuidar de sua campanha ao Senado.

