Após pedir para atuar dos EUA, Eduardo falta a sessões virtuais da Câmara

Apesar de ter solicitado à Câmara dos Deputados autorização para exercer o mandato à distância, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde fevereiro, não tem registrado presença nem voto nas sessões semipresenciais realizadas desde o fim de sua licença parlamentar, encerrada em 20 de julho.

Desde a pandemia de Covid-19, a Câmara permite que os parlamentares participem remotamente por meio de um aplicativo de celular com verificação em duas etapas — geralmente às quintas-feiras e, excepcionalmente, em outros dias da semana. A prática se manteve mesmo após o fim da emergência sanitária.

Nas seis sessões semipresenciais realizadas desde o fim da licença, Eduardo não participou de nenhuma. Segundo dados disponíveis na página oficial do deputado no site da Câmara, ele tem 13 dias de presença registrados e 17 ausências não justificadas em 2025 — o que representa pouco mais da metade das sessões realizadas neste ano.

Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro, onde participa de articulações políticas relacionadas a sanções contra autoridades brasileiras. No ofício enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o deputado afirma que está fora do país por conta de “perseguições políticas” e cita como precedente o modelo remoto adotado durante a pandemia.

Em entrevista à CNN no início deste mês, Hugo Motta afirmou que Eduardo Bolsonaro estava ciente dos riscos de perder o mandato ao se mudar para os Estados Unidos e destacou que não há previsão legal para o exercício parlamentar à distância.

A CNN entrou em contato com o deputado e aguarda resposta.

Enem: entenda como controlar a ansiedade antes e durante a prova

O primeiro domingo de Enem já passou, mas a ansiedade ainda acompanha muitos estudantes até a próxima etapa, que acontece no dia 16. Entre...

Tabu do toque retal limita prevenção e atrasa diagnóstico e tratamento

A resistência masculina ao exame de toque retal continua sendo um dos maiores obstáculos no diagnóstico precoce do câncer de próstata no Brasil. Embora...

A carta de Taylor Swift a Liam Payne que será leiloada por R$ 70 mil

Uma carta escrita por Taylor Swift ao cantor Liam Payne, que morreu em 2024 após cair do terceiro andar de um hotel, será leiloada....