Associação nega que TCE tenha custeado 49 servidores em evento esportivo em Foz do Iguaçu

Em nota,  a Associação dos Servidores do TCE diz que passagens aéreas e demais custos para torneios desportivos ocorrido em Foz do Iguaçu, por servidores do tribunal, não foram custeados tribunal.

O assunto pautou a imprensa nacional e foi replicado por oseringal, na manhã desta sexta-feira (reveja abaixo).

O TCE Acre e outros 8 tribunais de contas gastaram R$ 1.4 milhão no evento de uma semana, de acordo com publicação do Portal metrópoles.

Após a veiculação da notícia o perfil da associação no Acre foi removido do Instagram. A conta pessoal do presidente Renato Bandeira também passou ao status privado.  “Fazemos tudo conforme a lei. Não houve ilegalidade”, disse ele por telefone. Questionado sobre a orígem dos recursos, Renato disse que buscou “parceiros”, e que a arrecadação superou os valores necessários para bancar viagens e estadia dos atletas. “Teremos que devolver dinheiro, pois arrecadamos acimado previsto”, afirmou.

A reportagem em nenhum momento afirmou que o TCE custeou as viagens e a estadia dos trabalhadores.

Diz a nota:

PRIMEIRAMENTE, GOSTARÍAMOS DE ESCLARECER À POPULAÇÃO E AO PRÓPRIO O
SERINGAL, QUE O TRIBUNAL DE CONTAS É UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, ENQUANTO QUE
A ASTCON – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE CONTAS É PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO.
NESSE SENTIDO, QUEM ORGANIZA A PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES/ASSOCIADOS EM
EVENTOS ESPORTIVOS É A ASTCON. A INSTITUIÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DE ESTADO DO ACRE É TOTALMENTE ALHEIO À ESSA ORGANIZAÇÃO E NÃO TEM RESPONSABILIDADE NENHUMA. FEITO ESSE ESCLARECIMENTO, É IMPORTANTE ESCALARECER O PRIMEIRO PARÁGRAFO DA MATÉRIA VEICULADA E ESCLARECER À POPULAÇÃO E AO PRÓPRIO O SERINGAL, QUE:
As inscrições e despesas de participação nos jogos mencionados são realizadas integralmente pelos próprios atletas.
Não houve qualquer repasse ou custeio por parte do erário do TCE para viabilizar a participação de servidores no referido evento.
A ASTCON reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos, ressaltando que a prática esportiva entre servidores tem caráter estritamente voluntário, com foco na integração, inclusão e custeado inteiramente de forma particular Também cabe destacar, que além dos esportes tradicionais Olimpícos como Natação, Corrida, Atletismo, a OTC também possui eventos “indoor” como os citados na matéria, voltados a garantir a inclusão de pessoas que não podem realizar atividades físicas de alto impacto, garantido a inclusão de aposentados, cadeirantes e pessoas com deficiência visual.
Não obstante, a maioria dos atletas, treinou por muitos meses para se preparar para a competição que teve nível internacional, de forma a representar o Acre da melhor forma possível, e asim o fez com louvor, pois ficou entre as 5 melhores das 40 delegações que mais obteve ouros conquistados.

Rio Branco-AC, 05 de setembro de 2025.
Renato Bandeira de Sousa
Presidente da ASTCON

TCE do AC, que ataca gestão Cameli, dependeu do Estado pra mandar 49 servidores a torneios de dominó, pebolim, vôley, sinuca e truco

Túnel Santos-Guarujá: Lula e Tarcísio agiram a favor do povo, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas...

Petróleo fecha em queda pelo 3º dia seguido com payroll fraco nos EUA

Os contratos futuros de petróleo fecharam a sexta-feira (5) em queda pela terceira sessão consecutiva, em meio à preocupações de que a Opep+ (Organização...

Com goleada, Marrocos é a primeira seleção da África classificada para Copa

Marrocos garantiu nesta sexta-feira (5) a classificação para a Copa do Mundo de 2026. A seleção venceu o Níger por 5 a 0, em Rabat,...