Um ataque aéreo russo matou pelo menos 21 civis na vila rural ucraniana de Yarova, em Donetsk, no sudeste da Ucrânia informou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta terça-feira (9).
O líder descreveu a ofensiva como “diretamente contra as pessoas. Civis comuns“, acrescentando que “tais ataques russos não devem ficar sem uma resposta adequada do mundo”.
Um vídeo do local compartilhado por Zelensky mostra vários corpos sem vida, vestindo roupas civis, caídos no chão. Grande parte das pessoas nas imagens parecem ser idosas e muitas parecem ter sofrido ferimentos graves.

O presidente ucraniano afirmou que as vítimas foram atingidas enquanto as pensões eram entregues na vila, que fica a cerca de três quilômetros da linha de frente. Os pagamentos das pensões são distribuídos, entre outros, pelos correios da Ucrânia.
Restos de uma van, que parece ser uma agência móvel dos correios, também são vistos no vídeo do local, com um parquinho infantil com dois escorregadores amarelos visíveis ao fundo.