Levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta quarta-feira (17) aponta que 57,3% dos brasileiros são contra anistia “ampla, geral e irrestrita” a líderes políticos e manifestantes investigados e condenados por tentativa de golpe de Estado e pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.
Ao mesmo tempo, a pesquisa indica que 40,6% dizem ser favoráveis ao perdão.
Foram ouvidas 7.291 pessoas, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), entre os dias 10 e 14 de setembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Na última quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado, por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Por 4 votos a 1, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente do Brasil a ser condenado por golpe de Estado. O relator da ação na Corte, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Já Luiz Fux votou pela absolvição do ex-mandatário.
Tipos de anistia
Em outro recorte do levantamento, 50,2% dos entrevistados afirmam ser contra qualquer tipo de anistia. Simultaneamente, 41,3% declaram apoio à anistia ampla, geral e irrestrita, inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Outros 6,1% alegam serem favoráveis a uma anistia restrita, perdoando apenas condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, mas não líderes políticos acusados de tentativa de golpe de Estado.
Câmara discute tema
Líderes partidários da Câmara dos Deputados devem voltar a discutir um projeto de anistia nesta quarta-feira. A expectativa da oposição é que o regime de urgência seja votado no plenário da Casa ainda nesta tarde.
De acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o colégio de líderes debaterá os projetos que tratam dos atos de 8 de janeiro de 2023, que levaram à depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
*Com informações de Davi Vittorazzi, Emilly Behnke, Gabriela Boechat e Mateus Salomão