Brasil não pode continuar refém da agenda da anistia, diz Aécio Neves ao WW

Aécio Neves (PSDB-MG) manifestou sua posição sobre a proposta de redução de penas para os envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro. Durante entrevista ao WW nesta sexta-feira (19), o deputado federal defendeu a necessidade de buscar uma solução para o impasse atual, enfatizando que o debate sobre anistia interessa apenas aos extremos políticos, não ao país.

O parlamentar argumentou que, embora prefira não estar discutindo esse assunto, é necessário fazer concessões para encontrar um caminho de pacificação. Ele ressaltou que nasceu politicamente durante a reconstrução democrática do país, mas considera importante buscar alternativas para a situação atual.

Proposta de revisão jurídica

Aécio trouxe à discussão um ponto específico sobre a interpretação jurídica das penas. Segundo ele, juristas importantes do país já debatiam como lidar com crimes como a abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, que possuem penas específicas e diferenciadas.

O deputado esclareceu que sua proposta não significa um desrespeito à democracia. De acordo com ele, a ideia é que os principais responsáveis – financiadores, planejadores e executores – não teriam praticamente nenhum alívio em suas penas. A revisão beneficiaria apenas aqueles que tiveram participação lateral nos eventos.

“O que nós vamos é distensionar o país colocando em casa permitindo que retomem suas vidas, já tendo sido punidos, pagando pena aqueles que participaram de forma lateral desse processo”, explicou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Klara Castanho sobre estreia no terror: “Me abriu para o místico”

Estreando no gênero terror, a atriz Klara Castanho, 24, protagoniza o filme brasileiro “Apanhador de Almas”, que chegou aos cinemas na última quinta-feira (18). À...

6 dicas para aprender um idioma novo mais rápido e fácil

O domínio do inglês é considerado essencial por 73% dos brasileiros para o mercado de trabalho, mas apenas um quarto deles o usa efetivamente...

Karoline Lima consegue pensão de R$ 68 mil de Éder Militão na Justiça

Karoline Lima conseguiu a revisão de valor da pensão alimentícia da filha, Cecília, na Justiça. Uma decisão da 17ª Câmara De Direito Privado do...