O coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, compartilhou no Instagram na sexta-feira (12) seu processo de reabilitação para voltar a andar após ser diagnosticado com bursite trocantérica bilateral e tendinite nos glúteos. Jurado do Dança dos Famosos, o artista ficou com a mobilidade comprometida devido ao quadro de saúde.
“Meu dia a dia! Meus verbos preferidos: acreditar; focar; perseverar e vencer! Na fisioterapia. Força e equilíbrio”, escreveu Carlinhos na legenda de um vídeo publicado na rede social. Nas imagens, ele compartilha sua rotina de exercícios para recuperar os movimentos.
Veja a publicação a seguir:
Em julho, Carlinhos compartilhou com seus seguidores o motivo de estar usando cadeira de rodas e a descoberta da doença.
“Já há algum tempo venho sentindo dificuldades para andar, com dores que limitaram meus movimentos. Depois de exames e avaliações, recebi o diagnóstico de um quadro sério de bursite trocantérica bilateral, complicada com tendinite nos glúteos, também dos dois lados. Resultado: muita dor e mobilidade bastante comprometida”, escreveu na ocasião.
De acordo com Carlinhos, a recuperação do quadro está sendo lenta e demandando de uma equipe multidisciplinar, entre fisioterapia, acupuntura e musculação. Ele comentou que a cadeira de rodas e as muletas que vem usando são apenas para poupar seus membros.
Carlinhos de Jesus é um dos principais ícones da dança de salão no Brasil, apresentando-se em espetáculos teatrais e em programas de televisão. Ele criou a Casa de Dança Carlinhos de Jesus e foi coreógrafo da comissão de frente da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro.
Com bursite e tendinite: entenda diagnóstico de Carlinhos de Jesus