Carlo Acutis se torna o primeiro santo da geração “millennial”

O papa Leão XIV canoniza, neste domingo (7), o adolescente italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos em decorrência de leucemia. O jovem se tornou o primeiro santo da geração “millennial” em cerimônia conduzida pelo pontífice, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O ato estava originalmente marcado para abril, mas foi adiado após a morte do papa Francisco. Leão XIV, eleito em maio, presidirá esse tipo de evento pela primeira vez. O pontífice também canonizará Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.

Acutis aprendeu códigos de computador para criar sites e divulgar sua fé. A história dele atraiu grande atenção da juventude católica, e agora ele será elevado ao mesmo nível de Madre Teresa e Francisco de Assis.

“Inlfuencer de Deus”

A mãe de Acutis, Antonia Salzano, diz acreditar que a vida e a fé do filho ressoam com uma geração de jovens, especialmente aqueles que navegam pelas complexidades de um mundo digital. “Carlo é uma mensagem de esperança, porque Carlo diz: ‘Sim, você precisa usar (a internet) para o bem’. É por isso que o Papa Francisco chamou Carlo de influenciador de Deus”, disse ela à CNN no início deste ano. Seu filho, segundo, conhecia o “lado obscuro” da internet e tinha consciência do vício dos videogames, optando por jogar apenas em seu PlayStation por uma hora por semana.

Acutis nasceu em Londres, Reino Unido, em uma família rica. Seu pai, Andrea Acutis, trabalhava em um banco na capital britânica, mas o menino viveu a maior parte da vida em Milão, quando seu pai se tornou presidente de uma seguradora italiana. Sua mãe diz que ele tinha uma vida “normal”, gostava de esportes e tinha um ótimo senso de humor.

“Fui convertido pelo meu filho”, declarou Salzano. Em seu túmulo em Assis, onde ele está sepultado vestindo jeans, tênis Nike e uma blusa casual, e que pode ser visto ao vivo por uma webcam, um fluxo constante de jovens visitantes agora o visita.

O Arcebispo Domenico Sorrentino, Bispo de Assis, disse à CNN que o número de visitantes à igreja onde o jovem protossanto está exposto é “enorme”, com quase um milhão de visitantes no ano passado — e ele espera que esse número aumente.

Ele tem seguidores no mundo todo e em Malvern, Pensilvânia, há um santuário oficial dedicado ao novo santo.

Milagres de Acutis

Acutis foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele verificado no Brasil, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, apesar dele nunca ter vindo ao país.

Uma criança com uma doença rara congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.

Considerado “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”, Carlo Acutis é associado à internet porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto.

“Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020”, relata o site do Vatican News.

“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo Dom Domenico Sorrentino, ao Vatican News, site de notícias do Vaticano.

Em maio deste ano, papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Acutis.

A atribuição de um segundo milagre significa que ele pode agora ser elevado à santidade, mas o Vaticano ainda não decidiu quando isso acontecerá.

A liturgia da Igreja Católica Romana afirma que somente Deus realiza milagres, mas que os santos que se acredita estarem com Deus no céu intercedem em nome das pessoas que oram a eles. Um milagre geralmente é a cura clinicamente inexplicável de uma pessoa.

Devido ao seu “importante papel na evangelização através da internet”, Acutis foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa, disseram os organizadores do evento.

Carmelo Anthony e Dwight Howard entram para o Hall da Fama do Basquete

Os ex-astros da NBA Carmelo Anthony e Dwight Howard, juntamente com a ex-estrela do basquete feminino Sue Bird, foram os destaques de um grupo...

Governo distribui bonés com lema “Brasil Soberano” em desfile em Brasília

O governo federal distribuiu ao público bonés com o escrito “Brasil Soberano” no desfile oficial de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em...

Brasil vence Japão e conquista o bronze no Mundial de Vôlei Feminino

Um dia depois de cair nas semifinais para a Itália, o Brasil venceu o Japão, na manhã deste domingo (7), e conquistou o bronze...