Na indústria automotiva, muitas vezes um mesmo projeto dá origem a veículos diferentes, com identidades visuais e propostas de mercado distintas. Isso acontece pois as montadoras desenvolvem plataformas básicas que são adaptadas para cada produto ou objetivo. A estratégia permite reduzir custos, acelerar lançamentos e levar tecnologias de ponta a um número maior de consumidores.
O desenvolvimento de uma plataforma inédita pode custar bilhões de dólares. Trata-se da base estrutural do automóvel, responsável por integrar suspensão, motor e carroceria. Ao utilizar uma mesma arquitetura em diferentes marcas, as montadoras conseguem diluir os investimentos e oferecer produtos em segmentos variados sem duplicar custos. Por conta disso, um carro pode ter outro “irmão gêmeo”, em outro mercado ou as vezes disputando o mesmo segmento.
Além da economia, há ganho em agilidade. Modelos derivados de uma plataforma já validada chegam mais rápido ao mercado, encurtando o ciclo de desenvolvimento. Outro ponto é a democratização de tecnologias: sistemas criados para veículos premium podem, com adaptações, chegar a modelos de entrada dentro do mesmo grupo.
Grandes conglomerados industriais como Stellantis, Volkswagen ou Toyota compartilham uma mesma plataforma com diversos modelos de suas marcas filiadas. Assim, um carro da Fiat pode ter mesma plataforma ou motorização de um Peugeot, por exemplo. Mas mesmo entre empresas rivais, existem acordos em que uma plataforma, ou mesmo projeto inteiro, é compartilhado.
O nível de compartilhamento varia de acordo com o projeto. Em alguns casos, a troca se limita a motores e transmissões. Em outros, envolve a carroceria inteira, resultando em veículos praticamente idênticos, diferenciados apenas pelo logotipo. Confira abaixo alguns exemplos de “carros gêmeos”.

Fiat Strada x Ram 700
A picape brasileira produzida em Betim (MG) é exportada ao México como Ram 700. Trata-se do mesmo produto, com emblemas da marca do carneiro, que naquele país tem um foco comercial maior do que no Brasil.

Changan Hunter x Peugeot Landtrek x Fiat Titano
Neste caso de “trigemeos” temos um intressante exemplo. A antiga Peugeot Citroen (PSA), fez acordo com a chinesa Changan para desenvolvimento de uma picape média, de onde surgiu a Changan Hutner e Peugeot Landtrek, comercializada em países da América Latina. Mais tarde, com a criação da Stellantis, optou-se por vendê-la no Brasil, mas sob a brand Fiat.
Chevrolet Spark EUV x o Baojun Yep Plus
Lançado neste ano no Brasil, o Chevrolet Spark EUV reforça o line-up de elétricos da GM no Brasil. No entanto, o carro nada mais é do que uma versão com gravata da Chevrolet do Baojun Yep Plus. Isso acontece pois a Baojun é uma joint-venture da GM, com a SAIC Motors e Wuling

Fiat Titano x Ram 1200
Seguindo a mesma lógica da Landtrek, a Titano é vendida no México e em alguns mercados latino-americanos como Ram 1200. Por lá, tem motor 2.3 a gasolina com 210l cavalos.
Fiat Grand Siena x Dodge Vision
Entre 2015 e 2018, o sedã nacional foi oferecido no México com o logotipo da Dodge, sem alterações significativas além dos emblemas.

Volkswagen Polo x Seat Ibiza
O grupo Volkswagen é um dos principais que compartilham plataformas, motores e tecnologias entre suas marcas. O Polo, por exemplo, tem um irmão gêmeo espanhol: trata-se de Seat Ibiza, um hatch do mesmo porte e plataforma, com dianteira e outros elementos exclusivos.

Fiat Topolino x Citroën Ami x Opel Rocks-e
Quadriciclo elétrico tem 8 cv e febre na Europa, onde basta ter 16 anos ou mais para dirigi-lo. O francês foi o primeiro a ser criado e lançado, seguido pelo alemão da Opel. O mais recente é o italiano Topolino, que tem mais estilo, mas trata-se basicamente do mesmo modelo.
Dodge Journey x Fiat Freemont
Em 2011, antes mesmo da fusão FCA, o SUV da Dodge originou o Freemont, vendido no Brasil com motor 2.4, enquanto o Journey mantinha o V6 3.6.
Citroën Jumpy x Fiat Scudo x Peugeot Partner
Mais um caso de sinergia do grupo Stellantis, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Partner são o mesmo produto. A diferença está no logotipo e em algumas mudanças frontais para cada marca. Compartilham o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 150 cv.
