CEO de investimentos do BID está otimista com COP30

A COP30, Conferência do Clima da ONU que acontecerá em Belém em novembro, enfrentará um dos maiores desafios já estabelecidos em sua história: assegurar US$ 1,3 trilhão anuais para financiar ações climáticas globais. O montante será destinado a medidas de adaptação, mitigação e combate às mudanças climáticas.

Durante o evento, bancos de desenvolvimento e países mais industrializados estarão sob pressão para viabilizar esse volume sem precedentes de recursos. O foco principal será garantir o financiamento da transição climática em países em desenvolvimento, que são os mais afetados pelos impactos das mudanças no clima.

Cenário Desafiador

O contexto que antecede a conferência apresenta obstáculos significativos. Os conflitos na Europa e no Oriente Médio, somados às disputas tarifárias internacionais, têm desviado recursos e atenção que poderiam ser direcionados ao enfrentamento da crise climática.

James Scriven, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, demonstra otimismo em relação aos possíveis resultados da conferência. Segundo ele, a COP30 em Belém se destaca pela importância de trazer o setor privado para as negociações, o que pode ser um diferencial nas discussões sobre financiamento climático.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Waack: Um cenário sufocante se desenha para o Brasil

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não levou a Casa Branca a adotar medidas adicionais contra autoridades brasileiras ou contra o próprio...

Instagram testa recurso para assistir Reels enquanto usa outros apps

O Instagram começou a testar um recurso de Picture-in-Picture (PiP) nos Reels, que permite aos usuários continuarem assistindo a vídeos em uma pequena janela...

Análise: Centrão amplia apoio à anistia de olho em 2026

O apoio dos partidos do Centrão ao projeto que busca anistiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro tem crescido significativamente nos últimos...