Chá anti-inflamatório ajuda a reduzir o estresse e o açúcar no sangue

O chá de camomila é uma infusão tradicional no Brasil. Através de suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes, a bebida ajuda a reduzir o estresse e ainda é capaz de auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Com ação poderosa, o chá também é um bom aliado na melhoria do sono e alívio de cólicas. Os responsáveis pelos efeitos são os flavonoides, óleos essenciais, minerais, cumarinas e ácidos fenólicos presentes na composição.

A nutricionista Daniella Medeiros ensina que a infusão deve ser ingerida logo após ser preparada, sem adoçar. “A melhor forma de aproveitar ao máximo os benefícios do chá é não adicionar açúcar, pois ele pode interferir nos efeitos calmantes da camomila”, diz a profissional que atua no Rio Grande do Norte.

Leia também

Mecanismo de ação do chá

Através da apigenina, o chá de camomila auxilia na diminuição dos sintomas de ansiedade, estresse e  hiperatividade. O composto presente na flor atua no sistema nervoso central e reduz os níveis de cortisol do corpo. O efeito relaxante tem reflexos à noite, com melhora da qualidade do sono.

“A substância se liga a receptores de GABA, promovendo relaxamento”, explica o médico Wandyk Alisson da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú (SC).

Um estudo realizado por pesquisadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, mostrou que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue. A pesquisa foi publicada na revista científica Complementary Therapies in Medicine.

Embora possa oferecer muitos benefícios à saúde, os especialistas alertam que os tratamentos convencionais não devem ser abandonados sem orientação médica. Os chás podem atuar como um complemento ao tratamento.

xícara com chá de camomila - cólicaO chá de camomila oferece benefícios que melhoram o sono

Como preparar o chá de camomila

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres de chá de flores secas de camomila;
  • 1 xícara de água (aproximadamente 200 ml).

Modo de preparo:

Ferva a água e, após levantar fervura, despeje-a sobre as flores secas. Tampe a xícara e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba.

Contraindicações da bebida

Em grandes quantidades, o chá de camomila pode aumentar o risco de aborto espontâneo, devendo ser evitado por grávidas. Pessoas alérgicas a outras plantas da família Asteraceae, como crisântemos, margaridas, arnica e ambrosia, podem ter reações alérgicas ao chá de camomila e devem ter cautela no consumo.

Por poder causar interação medicamentosa perigosa ou sobrecarregar o fígado, pacientes que tomam anticoagulantes ou diagnosticados com doenças hepáticas não devem ingerir o chá.

“Antes de usar qualquer planta medicinal regularmente, sempre é recomendável consultar um profissional de saúde”, alerta Daniella.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Moraes falou sobre delação já prevendo divergência de Fux, diz especialista

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), reforçou a validade da delação do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro...

Ressonância magnética de leão mobiliza equipe de mais de 12 pessoas

O leão Dacar, do Zoológico de Curitiba, no Paraná, passou por exames de ressonância magnética no último sábado (6). O exame faz parte de...

Fala de Fux durante voto de Moraes mostra divergência, diz especialista

O julgamento dos réus do núcleo 1 no STF (Supremo Tribunal Federal) ganhou um novo capítulo com a manifestação do ministro Luiz Fux, que...