Chá de tanchagem: conheça os benefícios da planta anti-inflamatória

A tanchagem (Plantago major) é uma planta de origem europeia que se popularizou como um potente remédio natural. Utilizada há séculos na medicina tradicional, a erva conquistou espaço por suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e expectorantes, que ajudam tanto em inflamações da garganta quanto em desconfortos digestivos.

Esses benefícios podem ser alcançados devido a presença de compostos com propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, como os alcaloides, flavonoides e terpenoides.

Leia também

As folhas e sementes de tanchagem podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e feiras livres, por exemplo. Elas podem ser usadas no preparo de chás e até mesmo para colocar sobre a pele ou fazer compressas, ajudando a cicatrizar feridas.

Segundo a nutricionista Leticia Gasparetto, a planta pode trazer benefícios, mas deve ser usada com cautela. “É essencial consumir com moderação. Grávidas e lactantes devem consultar um médico antes de utilizar a planta. A tanchagem é uma alternativa natural e eficaz para o cuidado com a saúde, mas é sempre bom ter cautela”, orienta.

Benefícios do chá de tanchagem

Ação anti-inflamatória: ajuda a reduzir processos inflamatórios no organismo.

• Fortalecimento do sistema imunológico, por ser fonte de vitaminas A, C e K.

Auxílio na digestão, melhorando o funcionamento do intestino.

Efeito cicatrizante, acelerando a recuperação de feridas e irritações.

O nutricionista Clayton Camargos reforça a importância do consumo das infusões naturais no dia a dia. “O consumo de chá auxilia na eliminação de toxinas do corpo, promove uma digestão mais saudável e ajuda na imunidade e bem-estar”, explica.

foto colorida de mãos segurando xicara de cháO chá de tanchagem auxilia na digestão, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde respiratória

Como preparar chá de tanchagem

O chá de tanchagem é preparado por meio da infusão das folhas secas em água quente, sendo indicado para aliviar sintomas respiratórios, melhorar o funcionamento do intestino e reduzir inflamações.

Além da infusão, a planta também pode ser consumida em sucos naturais ou usada em forma de compressas, aplicando as folhas amassadas sobre feridas e picadas de insetos.

Precauções

Apesar dos benefícios, especialistas alertam que o consumo em excesso pode gerar efeitos indesejados. O ideal é utilizá-la como complemento de bem-estar, sempre com orientação profissional em casos de uso contínuo ou para tratamento de sintomas persistentes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Juliana Paes participa de ensaio técnico da Viradouro sob chuva na Sapucaí

A atriz Juliana Paes, 46, participou na noite deste domingo (8) do ensaio técnico da Unidos do Viradouro na Marquês de Sapucaí, no Rio...

Reunião anual Brasil–UE deve impulsionar agenda do agro

O governo brasileiro vai sediar, de 4 a 6 de março, a reunião anual do mecanismo bilateral Brasil–UE (União Europeia), num momento em que...

Lula parabeniza presidente eleito de Portugal: vitória expressiva nas urnas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio das redes sociais, cumprimentou o presidente eleito de Portugal, António José Seguro, pelo que...