A Gaviões da Fiel definiu, na madrugada de sábado (27), o samba-enredo que embalará seu desfile no Carnaval de 2026. A escola alvinegra apresentará um enredo focado na luta e no legado dos povos indígenas brasileiros no Sambódromo do Anhembi.
A obra vencedora foi composta por Renato do Pandeiro, Rica Leite, Luciano Rosa, Cacá, Vini, Beto Cabeça, Don Souza, Portuga, Alves, Willian Tadeu e Biro.
O enredo “Vozes Ancestrais Para Um Novo Amanhã”, desenvolvido pelos carnavalescos Rayner Pereira e Júlio Poloni, explora a luta e o legado dos povos indígenas em defesa da floresta e da vida.
“Com um enredo político e poético, guiados pela sabedoria dos que vieram antes de nós, nosso canto na avenida ecoará em nome da memória e da resistência dos povos originários do Brasil”, diz o texto da agremiação. “Nós ainda estamos vivos. Nossa voz é flecha que atravessa o tempo. Se essa terra não tem dono, ela tem guardiões! Enquanto existir o povo indígena, ainda existirá a floresta. Ainda existirá o amanhã.”
No Carnaval deste ano, a Gaviões conquistou 269,7 pontos e terminou a apuração na terceira colocação, a somente um décimo da campeã Rosas de Ouro. Essa foi a segunda vez seguida que a agremiação voltou ao Desfile das Campeãs, feito que ela não alcançava desde o biênio 2010-2011.
Em 2026, a Gaviões será a quarta escola de samba a desfilar no sábado de Carnaval (14 de fevereiro), data em que agremiações como Mocidade Alegre e Império de Casa Verde também cruzarão o Anhembi. Confira aqui a ordem completa dos desfiles da folia paulistana.
Ouça o samba-enredo da Gaviões da Fiel para 2026
Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil