Dar subsídios eternamente gera distorções nos preços, diz CEO da Eletrobras

O CEO da Eletrobras, Ivan Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (29) que a transição energética para renováveis não pode viver de subsídios. Ele ressaltou que não é contra a energia renovável e que a companhia tem colaborado durante discussões sobre o tema, mas alertou para as consequências ao consumidor.

“Eu entendo que no começo pode ter subsídios, mas quando estende eternamente acaba tendo distorções e não tem sinal de preços. Quando não há sinal de preços, a regulação tem que prever isso. A gente tem participado dos debates e, como eu não tenho certeza do que vai acontecer, a gente acaba subindo o nível de contingências”, afirmou o executivo, durante participação em painel no evento Macro Vision, do Itaú BBA.

“Situações que foram feitas no passado e agora estão criando uma tremenda distorção no sinal de preços não podem prevalecer mais”, acrescentou.

Monteiro também disse que a falta de engenheiros e outros profissionais qualificados é sentida para atender as necessidades da Eletrobras e de outras empresas do mercado e, por isso, uma solução curiosa está sendo estudada: a criação de uma universidade.

“Não chega a ser um gargalo, mas sente [a falta de mão de obra qualificada]. Estamos pensando em pegar uma sede de uma empresa nossa e transformar em uma universidade. É algo bem embrionário ainda”, disse.

Wall Street sobe na véspera de possível paralisação do governo Trump

Os índices de Wall Street fecharam em alta na segunda-feira (29), com o Nasdaq liderando os ganhos, enquanto os investidores compraram ações de tecnologia...

EA Sports FC pode voltar a se chamar Fifa após aquisição, diz jornal

A Electronic Arts (EA), produtora por trás de franquias de videogame de sucesso como EA Sports FC, The Sims, F1 e Madden, foi vendida...

Putin diz que a Rússia está vencendo “batalha justa” contra Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (29) que as forças russas estão prevalecendo no que ele chamou de “batalha justa” na...