O CEO da Eletrobras, Ivan Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (29) que a transição energética para renováveis não pode viver de subsídios. Ele ressaltou que não é contra a energia renovável e que a companhia tem colaborado durante discussões sobre o tema, mas alertou para as consequências ao consumidor.
“Eu entendo que no começo pode ter subsídios, mas quando estende eternamente acaba tendo distorções e não tem sinal de preços. Quando não há sinal de preços, a regulação tem que prever isso. A gente tem participado dos debates e, como eu não tenho certeza do que vai acontecer, a gente acaba subindo o nível de contingências”, afirmou o executivo, durante participação em painel no evento Macro Vision, do Itaú BBA.
“Situações que foram feitas no passado e agora estão criando uma tremenda distorção no sinal de preços não podem prevalecer mais”, acrescentou.
Monteiro também disse que a falta de engenheiros e outros profissionais qualificados é sentida para atender as necessidades da Eletrobras e de outras empresas do mercado e, por isso, uma solução curiosa está sendo estudada: a criação de uma universidade.
“Não chega a ser um gargalo, mas sente [a falta de mão de obra qualificada]. Estamos pensando em pegar uma sede de uma empresa nossa e transformar em uma universidade. É algo bem embrionário ainda”, disse.