Ícone do site O SERINGAL

Desaceleração do PIB foi mais acentuada que o esperado, afirma Fazenda

desaceleracao-do-pib-foi-mais-acentuada-que-o-esperado,-afirma-fazenda

Desaceleração do PIB foi mais acentuada que o esperado, afirma Fazenda

O Ministério da Fazenda afirmou, nesta terça-feira (2/9), que já esperava uma desaceleração no ritmo de crescimento do  Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre. A pasta, no entanto, admitiu que o arrefecimento foi “mais acentuado do que o previsto” no Boletim Macrofiscal de julho.

*O Macrofiscal é um relatório bimestral responsável por divulgar as projeções de curto e médio prazo para os indicadores de atividade econômica e de inflação, utilizados no processo orçamentário da União.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do Brasil avançou 0,4% no segundo trimestre (abril, maio, junho) em comparação aos primeiros três meses do ano.

O PIB

Uma desaceleração da atividade econômica havia sido indicada tanto do lado do mercado financeiro quanto por parte do Ministério da Fazenda e do Banco Central (BC).

Perspectivas para o PIB

Em nota, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda informou que no segundo trimestre, o crescimento na margem do PIB foi similar à estimativa da pasta: de 0,4%.

“No entanto, a desaceleração ocorreu em ritmo mais acentuado do que o previsto no Boletim Macrofiscal de julho, quando ainda havia poucos indicadores coincidentes divulgados”, explicou a SPE.

Para o terceiro trimestre, o Ministério da Fazenda disse que o ritmo de crescimento projetado para o PIB “é pouco inferior ao observado para o segundo trimestre”.

“Embora a desaceleração nas concessões de crédito venha se acentuando nos últimos meses, junto com o aumento nas taxas de juros bancárias e na inadimplência, o mercado de trabalho segue resiliente, podendo impulsionar a atividade junto ao pagamento dos precatórios e à recente expansão do crédito consignado ao trabalhador”, avaliou a pasta.

Leia também

Na análise do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), o resultado do PIB do segundo trimestre foi positivo, mas “mostrou sinais de desaceleração em relação ao trimestre anterior”.

Projeções do PIB de 2025


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile