Ícone do site O SERINGAL

Desembargadora: morte de ex-delegado ocorre durante operações contra o PCC

desembargadora:-morte-de-ex-delegado-ocorre-durante-operacoes-contra-o-pcc

Desembargadora: morte de ex-delegado ocorre durante operações contra o PCC

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz, foi executado em Praia Grande (SP), nesta segunda-feira (15). O crime ocorre em um momento de intensas operações contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) e outras organizações criminosas no estado.

Em entrevista ao CNN Prime Time, a desembargadora Ivana David, do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), ressaltou que as investigações atuais têm revelado conexões inéditas do crime organizado com diversos setores da economia, não apenas em São Paulo, mas em todo o país. “Nós nunca vivenciamos o que estamos vivenciando hoje no sistema de investigação, no sistema de segurança e no sistema de justiça”, afirmou.

Bilhões em bloqueios e apreensões

Segundo a desembargadora, as operações têm resultado em apreensões e bloqueios de valores que chegam à casa dos bilhões de reais. As investigações também têm demonstrado uma mudança no perfil das organizações criminosas, que agora estabelecem conexões com setores empresariais envolvidos principalmente com o narcotráfico.

A magistrada destacou que o principal objetivo das operações é “desidratar” as organizações criminosas, atacando suas estruturas financeiras. “O grande senão é mexer no dinheiro. O crime organizado tem esse ponto crucial, que é o aumento do capital, que é esse volume de transação comercial”, explicou.

Preocupação com a segurança

O assassinato do ex-delegado levanta questionamentos sobre a segurança dos agentes envolvidos nas investigações. A desembargadora lembrou que, recentemente, um promotor de justiça de São Paulo também foi alvo de ameaças por investigar casos de lavagem de dinheiro ligados ao crime organizado.

Ivana David classificou o ataque como uma “situação covarde” e comparou o caso a outros episódios de violência contra autoridades. “Os policiais são todos preparados, são corajosos, enfrentam a criminalidade de peito aberto e infelizmente o que a gente assiste é isso”, lamentou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Sair da versão mobile