Desfile de 7 de Setembro em Salvador exalta civismo e apelo por união

Durante o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado neste domingo (7) no Centro de Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) celebrou a Independência do Brasil com um apelo à retomada do espírito cívico e à pacificação do país.

Ao lado de autoridades civis e militares, o gestor afirmou que o Brasil vive uma crise marcada pelo radicalismo político e defendeu que a data seja usada como um momento de união nacional.

“O Brasil vive uma grande crise por conta do radicalismo político e a gente espera que uma data como essa, em que a gente se inspira e quer colocar em prática o nosso dever cívico, possa unificar o país, e essas disputas, em especial em torno do 8 de janeiro, possam ser sepultadas, virada essa página”, declarou Bruno Reis em entrevista a jornalistas.

O desfile reuniu representantes das Forças Armadas e cerca de 600 estudantes de 11 escolas públicas da capital, com bandas de fanfarras que percorreram o trajeto entre o Corredor da Vitória e a Praça Castro Alves.

O evento atraiu centenas de pessoas e reforçou o simbolismo da data que marca a separação do Brasil do Império Português, em 1822.

Bruno Reis também ressaltou o papel da população na construção da história nacional e destacou a importância de se preservar os valores democráticos diante da crescente polarização política.

Ao mencionar os ataques do dia 8 de janeiro de 2023, atualmente em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o prefeito pontuou a necessidade de superar o episódio.

Na Bahia, a luta pela separação de Portugal se estendeu até o 2 de Julho de 1823, quando as tropas portuguesas foram expulsas de Salvador. O episódio, celebrado com feriado estadual e desfile cívico, é considerado por muitos historiadores como a “verdadeira Independência do Brasil”.

Enem 2025: veja onde haverá transporte gratuito em São Paulo

Estudantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo (9) contarão com transporte público gratuito em diversas cidades...

COP30: nona carta cobra ação e maior cooperação contra a crise climática

A presidência da COP30 publicou neste sábado (8) a nona carta aberta à comunidade internacional solicitando respostas de governos e instituições às mudanças climáticas. O...

Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara tomaram posse neste sábado (8) dos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia, respectivamente. Com isso, chegou ao...