Durante o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado neste domingo (7) no Centro de Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) celebrou a Independência do Brasil com um apelo à retomada do espírito cívico e à pacificação do país.
Ao lado de autoridades civis e militares, o gestor afirmou que o Brasil vive uma crise marcada pelo radicalismo político e defendeu que a data seja usada como um momento de união nacional.
“O Brasil vive uma grande crise por conta do radicalismo político e a gente espera que uma data como essa, em que a gente se inspira e quer colocar em prática o nosso dever cívico, possa unificar o país, e essas disputas, em especial em torno do 8 de janeiro, possam ser sepultadas, virada essa página”, declarou Bruno Reis em entrevista a jornalistas.
O desfile reuniu representantes das Forças Armadas e cerca de 600 estudantes de 11 escolas públicas da capital, com bandas de fanfarras que percorreram o trajeto entre o Corredor da Vitória e a Praça Castro Alves.
O evento atraiu centenas de pessoas e reforçou o simbolismo da data que marca a separação do Brasil do Império Português, em 1822.
Bruno Reis também ressaltou o papel da população na construção da história nacional e destacou a importância de se preservar os valores democráticos diante da crescente polarização política.
Ao mencionar os ataques do dia 8 de janeiro de 2023, atualmente em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o prefeito pontuou a necessidade de superar o episódio.
Na Bahia, a luta pela separação de Portugal se estendeu até o 2 de Julho de 1823, quando as tropas portuguesas foram expulsas de Salvador. O episódio, celebrado com feriado estadual e desfile cívico, é considerado por muitos historiadores como a “verdadeira Independência do Brasil”.