Várias dezenas de pessoas se reuniram no domingo (28) para protestar contra a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de enviar forças militares para a cidade de Portland, governada pelos democratas.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, ordenou que 200 soldados da Guarda Nacional do Oregon fossem mobilizados sob autoridade federal, enquanto o estado entrou com uma ação judicial desafiando Trump.
O presidente americano anunciou no sábado (27) planos de enviar tropas para Portland, dizendo que elas seriam usadas para proteger instalações federais de imigração contra “terroristas domésticos” e que ele estava autorizando-os a usar “força total, se necessário”.
O envio de forças militares de Trump para outros municípios liderados por democratas, incluindo Los Angeles e Washington, DC, gerou contestações legais e protestos.
O processo do Oregon foi movido contra Trump, Hegseth e a Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em um tribunal federal em Portland, no domingo (28), pelo Procurador-Geral Democrata do Oregon, Dan Rayfield. O processo acusa Trump de exceder seus poderes.