Nesta sexta-feira (5/9), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará, às 10h, um pedido de anulação da partida entre Anápolis x Guarani, pela 13ª rodada da Série C. O resultado da audiência pode interferir diretamente na classificação da quadrangular de acesso e do rebaixamento.
O julgamento analisará um possível erro de direito da arbitragem, uma vez que o Anápolis chegou a atuar por poucos minutos com 12 jogadores em campo no segundo tempo. No momento da infração, a partida estava em 2 x 0 para a equipe goiana, e seguiu até o final sem alteração no placar.
No entanto, a acusação mantém que o jogador, enquanto permaneceu em campo incorretamente, chegou a realizar ações defensivas importantes.
Leia também
-
Metrópoles transmite todos os jogos de volta das quartas da Série D
-
Bruno Henrique: STJD julga atleta por manipulação de resultado
-
Meia do Cruzeiro é suspenso pelo STJD por quebrar perna de adversário
-
Conselho Deliberativo afasta presidente e diretoria do CSA-AL
Confira o momento em que o Anápolis fica com 12 jogadores em campo:
Fechar modal.
1 de 1
Momento em que o Anápolis fica com 12 em campo
Reprodução
A denúncia foi formalizada de acordo com o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que afirma em seu parágrafo primeiro: “A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado”.
Como foi o lance
Aos 24 minutos da segunda etapa, o Anápolis vencia por 2 x 0, jogando em casa, quando um escanteio foi marcado para o Guarani.
Antes da cobrança, duas alterações foram feitas na equipe mandante, mas o escanteio foi autorizado aos 25 minutos, ainda com 12 em campo. Após a cobrança, quem afasta a bola da zona de perigo é justamente o atleta que deveria ter sido substituído, João Celeri.
O Guarani ficou com a sobra da jogada e o confronto seguiu normalmente, até a bola sair em tiro de meta. Neste momento, após reclamação do banco de reservas campineiro, o árbitro exigiu a saída do atleta, aos 26 minutos.
Aos 28, a arbitragem aplicou cartão amarelo para o jogador, descrito na súmula como Motivo A6: por retornar ao campo de jogo sem a autorização do árbitro após ser substituído.
Apesar de não alterar diretamente o resultado da partida, o jogador em questão chegou a participar da jogada defensiva no escanteio cobrado pelo Guarani. Não é possível avaliar se, sem a presença do 12º jogador, o lance terminaria em gol dos visitantes. Mas, se fosse o caso, mudaria substancialmente o andamento do duelo, que ainda correria por pelo menos mais 25 minutos.
O que pode acontecer agora?
Se a denúncia do Guarani for acatada, o jogo será anulado e novamente disputado, em outra data, o que poderia mudar a classificação da Série C. Caso o Anápolis não vença, por exemplo, o clube goiano seria rebaixado no lugar do CSA, que entrou como parte interessada no processo de anulação.
Já o Guarani, que classificou na sétima colocação, também pode alterar sua posição na quadrangular final.
Fonte: Metrópoles