Especialista explica como clubes vem potencializando consumo com tecnologia

Seguindo a nova onda do mercado, os clubes do futebol brasileiro têm investido em tecnologia para estreitar a relação com seus torcedores.

Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (14), Gustavo Verginelli, COO da Sportheca, contou que times como Corinthians, Flamengo e São Paulo já sabem como usar os dados e a tecnologia para aumentar o lucro e o engajamento.

As ações vão desde plataformas de contato diário até uso de inteligência artificial para ampliar oportunidades de consumo.

Corinthians, Flamengo e São Paulo: a gente trabalha bastante a parte de fan engagement. A plataforma de contato direto e diário com os torcedores. (…) Você investe seu tempo, investe seu conhecimento, investe sua opinião; você se relaciona com a plataforma, porque tudo isso vai gerando informação.


Gustavo Verginelli, COO da Sportheca

No caso do Corinthians, por exemplo, o COO explicou que a lógica passa pela gamificação.

O torcedor acumula moedas ao interagir no aplicativo, que podem ser trocadas por experiências exclusivas, como a entrada de crianças em campo com os atletas.

Esses dados permitem segmentar públicos e atrair patrocinadores com ofertas direcionadas.

“Quanto mais informação você tem do torcedor, mais a marca se sente confiante para fazer. Antes dessas plataformas, os clubes tinham pouquíssima informação”, contou Verginelli.

Protagonismo do torcedor

Segundo o COO, a relação entre marcas e torcedores deve ser complementar.

“A lógica das marcas com o torcedor, na plataforma oficial do clube, é a mesma. Você tem que compor. Você não é protagonista ali. O protagonista é o clube e o torcedor. Então, você não pode estar na frente da TV na hora do pênalti, mas você tem que estar ao redor, oferecendo informações”, explicou.

Para o ele, o papel das empresas é sempre de suporte.

A marca, ela não pode nunca limitar nenhuma forma de consumo do fã com o seu clube. Ela, na verdade, tem que potencializar, ampliar e sempre de forma coadjuvante. Nunca protagonista. O protagonismo é do clube e do torcedor. Então, se eu ofereço conveniência, se eu ofereço desconto, se eu ofereço uma informação extra que você não tinha, se eu amplio a experiência, legal. Mas eu não posso estar na frente de algo que você quer fazer.


Gustavo Verginelli, COO da Sportheca

De olho na IA

Gustavo também contou que a inteligência artificial já tem impacto direto no futebol, tanto na análise de desempenho quanto no relacionamento com fãs.

De acordo com o COO, o recurso já auxilia na identificação de talentos e no cruzamento de dados de consumo.

“Hoje a gente já usa agentes de conversação duelando com a nossa equipe de BI, exatamente para potencializar”, relatou.

O efeito, diz ele, é perceptível.

Tudo que envolve paixão vai ter um lugar especial dentro da vida das pessoas, porque paixão artificial é sem graça. Então, eu acho que isso, na verdade, vem para somar e para impulsionar ainda mais. (…) Isso volta para o clube como mais engajamento, mais oportunidade de receita, e mais conhecimento.


Gustavo Verginelli, COO da Sportheca

CNN Esportes S/A

Com Gustavo Verginelli, COO da Sportheca, o CNN Esportes S/A chega à 108ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Supercomputadores erram feio nas previsões do Mundial de Clubes

O que acontece com corpo quando se come muitos ultraprocessados? Entenda

Biscoitos recheados, refrigerantes, embutidos e refeições prontas já fazem parte da rotina de milhões de brasileiros. De acordo com um estudo realizado pela Faculdade...

Dr. Kalil: Gravidez precoce aumenta risco de parto prematuro, alerta médico

A gestação durante a adolescência representa um fator significativo de risco para partos prematuros, conforme alerta Werther Brunow de Carvalho, professor da UTI neonatal...

CPMI espera “Careca do INSS” para depoimento nesta segunda-feira (15)

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem prevista nesta segunda-feira (15), às 16h, o depoimento do...