Bonnie Haydon, uma menina de apenas 7 anos, faleceu em agosto de 2025,em Plymouth, na Inglaterra, vítima de complicações relacionadas à asma, em um trágico desfecho que abalou sua família.
Desde julho, Bonnie estava em tratamento para asma no Derriford Hospital e, apesar de parecer ativa, sua condição piorou repentinamente. Tasmine Nichols, mãe de Bonnie, conta que a menina foi internada em 22 de agosto pela segunda vez para tratar a doença e nunca mais voltou para casa.
“Ela estava correndo, dançando e cantando no hospital — tudo que uma criança faz”, relembra em entrevista ao jornal local Plymouth Live.
Leia também
-
Clima seco agrava doenças respiratórias. Médicos ensinam como prevenir
-
Saiba como proteger as crianças de doenças respiratórias no outono
-
Saiba quais alimentos podem ajudar a prevenir doenças respiratórias
-
DASH: entenda como é a dieta que pode ajudar no controle da asma
No dia seguinte, ela foi colocada em coma induzido por razões que Tasmine ainda busca compreender. Transferida inconsciente para o Bristol Royal Hospital for Children, Bonnie apresentava pequenos sinais de melhora mas, na manhã de 27 de agosto, um exame de tomografia computadorizada não detectou mais atividade cerebral.
A confirmação veio no dia seguinte, 28 de agosto, após uma ressonância magnética. No dia seguinte, a família tomou a dolorosa decisão de desligar os aparelhos que mantinham Bonnie viva.
O que é asma?
A asma é uma doença respiratória crônica caracterizada por inflamação nos brônquios, que prejudica o fluxo de ar nos pulmões. É uma das doenças respiratórias mais comuns no Brasil, ao lado da rinite alérgica e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Crises graves de asma podem causar insuficiência respiratória e até parada cardíaca, além de desencadear obstrução das vias aéreas — a região se inflama e os músculos se contraem, diminuindo o espaço para a passagem do ar.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas costumam se agravar à noite, nas primeiras horas da manhã e também em situações como a prática de exercícios físicos, exposição a alérgenos (como ácaros, fungos e poeira), poluição ambiental e mudanças climáticas.
Principais sintomas da asma
- Tosse seca.
- Chiado no peito.
- Dificuldade para respirar.
- Respiração rápida e curta.
- Desconforto torácico (sensação de aperto no peito).
- Ansiedade, que pode acompanhar ou intensificar os sintomas.
A morte da garotinha alerta sobre os cuidados médicos, o acompanhamento de asma grave em crianças e a fragilidade diante de complicações de doenças respiratórias. Um amigo da família, Charlie Wilkinson, criou uma página no GoFundMe para ajudar com os custos do funeral.
Ele descreveu Bonnie como uma “alma linda” e uma criança que iluminava qualquer ambiente: “Onde ela chegava, fazia todos sorrirem”, escreveu. E completou: “Ela sempre terá 7 anos e será amada para sempre”.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles