EUA cancelam visto da presidente nacional do PSOL, diz partido

O governo dos Estados Unidos cancelou o visto da presidente nacional do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), Paula Coradi. A comunicação da medida, conforme divulgou a sigla, ocorreu nesta sexta-feira (26).

Coradi afirma que o cancelamento é uma retaliação política do governo de Donald Trump frente à atuação do PSOL em defesa da soberania do Brasil. “Se pensam que vão nos intimidar com essas medidas tacanhas, esses fascistas estão muito enganados”, escreveu a líder partidiária nas redes sociais.

Em nota, o PSOL informou que o cancelamento do visto foi oficializado hoje após um comunicado inicial enviado na segunda-feira (22). Na ocasião, o consulado alegou que a representação diplomática teria obtido informações que a tornaria inelegível para entrar no país.

“A dirigente foi notificada e teve três dias úteis para apresentar explicações. Apesar da resposta enviada por Paula Coradi na quinta-feira, o consulado confirmou o cancelamento nesta sexta”, informou a sigla.

Ainda na nota, o PSOL expressou repúdio à ação, que considera uma medida política de perseguição e intimidação. “O partido se solidariza com sua presidenta e reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da soberania nacional e da luta contra as políticas arbitrárias de governos estrangeiros”, completou.

Além de impor tarifas aos produtos importados do Brasil, a gestão de Donald Trump tem cancelado o visto de autoridades brasileiras como forma de retaliação ao país. Entre as motivações alegadas estão a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusações de supostas violações à liberdade de expressão.

A CNN entrou em contato com a embaixada dos EUA e aguarda posicionamento.

Nesta semana, os norte-americanos cancelaram o visto do ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias.

MPF pede suspensão de multas do sistema “Free Flow” na Dutra

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública para impedir que motoristas sejam multados caso não paguem as tarifas do novo...

ONG Médicos Sem Fronteiras deixa Gaza após ofensiva israelense

A ONG MSF (Médicos Sem Fronteiras) anunciou que está deixando a Cidade de Gaza enquanto Israel intensifica a ofensiva na região. O grupo afirmou nesta...

EUA revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações “incendiárias”

Os Estados Unidos revogarão o visto do presidente colombiano Gustavo Petro porque ele “instou os soldados americanos a desobedecer ordens e incitar a violência”...