Ícone do site O SERINGAL

Ex-prefeita Fernanda Hassen é alvo da PF por desvio de verba pública pra financiar campanha eleitoral

A Prefeitura de Brasiléia foi vasculhada, no início da manhã desta quinta-feira, na Operação Akeldama, da Polícia federal. Documentos, mídias e eletrônicos foram apreendidos. A PF não confirmou se a casa da ex-prefeita foi alvo dos três mandados de busca e apreensão,  autorizados pela Justiça. A reportagem apurou que um candidato à época a vereador foi surpreendido pelos federais, em sua residência também.Hassen elegeu o seu sucessor, Carlinho do Pelado, numa acirrada eleição com a ex-deputada Leila Galvão, que era tida como favorita até ás vésperas da votação. Na madrugada do dia da eleição, a rede social viralizou imagens de uma suposta compra de votos em acessos escuros e afastados do centro da cidade. A situação virou denúncia com pedido do Ministério Público Eleitoral para apreender provas e investigar supostos envolvidos.

Diz a nota da PF:

O objetivo da operação é apurar suposto desvio de recursos públicos da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, que teriam sido empregados para financiar campanha eleitoral nas eleições municipais de 2024. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e foi determinada a quebra do sigilo bancário de um dos alvos (nome não revelado).

A investigação teve início a partir da denúncia de um cidadão que identificou depósitos bancários da prefeitura em seu nome, sem justificativa. As apurações indicam uma simulação de prestação de serviços, cujos pagamentos eram depositados na conta do denunciante e, em seguida, repassados a um então candidato a vereador.

A investigação prossegue com a análise do material apreendido. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, peculato e por infrações eleitorais

Sair da versão mobile